28/07/2023 às 15h18min - Atualizada em 28/07/2023 às 15h18min

Governo de Goiás abre chamamento público para estudos de revitalização do complexo do Estádio Serra Dourada

Estudos técnicos vão apontar modelagem operacional para modernizar complexo e garantir que o Estádio Serra Dourada volte a ser cenário de competições esportivas nacionais e internacionais

Ginásio Valério Luiz de Oliveira e áreas adjacentes também estão no edital. Estudos técnicos vão apontar modelagem operacional para modernizar complexo e garantir que o Estádio Serra Dourada volte a ser cenário de competições esportivas nacionais e internacionais

O Governo de Goiás publicou, nesta sexta-feira (28/07), no Diário Oficial do Estado, chamamento público de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para proposta de estruturação do Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada, composto pelo Estádio Serra Dourada, Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena) e áreas adjacentes. O edital está disponível no site www.esporte.go.gov.br.

Na semana passada, o governador Ronaldo Caiado visitou as obras de reforma do estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho) em São Paulo, que passou por processo semelhante e será entregue revitallizado à população. “Fiz questão de vir aqui conhecer essa obra. E esperamos que haja essa mesma transformação no nosso Serra Dourada. Uma mudança que não será apenas para um jogo de futebol, vai impactar o dia a dia das pessoas”, avalia Caiado. 

A revistalização e modernização do estádio Serra Dourada vem sendo debatida de forma prioritária pela Vice-Governadoria e secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Geral de Governo (SGG), Administração (Sead) e Goiás Parcerias. A abertura do chamamento público tem o intuito de buscar as melhores soluções para a modernização, gestão, operação e manutenção do complexo, apontando cenários possíveis de parceria com a iniciativa privada, com a ressalva de que os espaços continuarão pertencendo ao poder público e não poderão ser privatizados.

A ação também faz parte do compromisso do Governo de Goiás em revitalizar o Estádio Serra Dourada para receber competições esportivas regionais, nacionais e internacionais, e ampliar as oportunidades de entretenimento e promoção de eventos nos espaços contemplados no edital publicado.

Estudos
Todo o modelo de estruturação do Distrito de Esporte parte de um estudo do Grupo de Trabalho Serra Dourada, liderado pelo vice-governador Daniel Vilela. “Estudamos e fomos em busca de conhecer o que hoje está na vanguarda desse tipo de projeto. Queremos para Goiás o melhor modelo para um espaço multiuso. Por tudo que conhecemos, estamos no caminho certo”, avalia.

Já para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o novo complexo será inspirado em iniciativas que já estão sendo realizadas em outros locais. “Esta ação trará ainda mais fortalecimento ao esporte em Goiás e será uma oportunidade de entretenimento e lazer daquela área, com redução de custos para o Estado com manutenção, por exemplo”, destaca.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues exaltou a iniciativa, que pode determinar uma nova etapa para o palco maior do futebol goiano. “O Serra Dourada é um dos estádios mais importantes do Brasil. Uma grande obra inaugurada em 1975, pelo então governador Leonino Caiado. Depois de quase 50 anos, temos que pensar em alternativas para que esse patrimônio continue atualizado”, pontua o titular da pasta.


Manifestação de Interesse

Os interessados em participar do PMI terão até 30 dias corridos, após publicação do edital, para entregarem a Manifestação de Interesse. Se autorizados, terão até 90 dias corridos para finalizar e entregar os estudos. De acordo com o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, as propostas que concorrem serão avaliadas por comissão competente e, caso sejam plausíveis, podem servir de embasamento para futura licitação.

“O PMI é cada vez mais usado por governos, a exemplo do processo de concessão do Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Em uma perspectiva que trará estudos, sem custos para o Estado, que poderão ser integralmente ou parcialmente aproveitados, sem obrigatoriedade. É adotado como forma de aprimorar a fase interna de desenvolvimento de projetos, buscando alcançar resultados positivos nas demais etapas que compõem a contratação pública. O nosso papel é conseguir um projeto financeiramente sustentável, que traga benefícios diretos para a população goiana”, explica Soares.


De acordo com o secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, o chamamento da PMI permite que se possa contar com a expertise da iniciativa privada sobre o tema proposto, trazendo conhecimento técnico especializado e de possíveis inovações na área. “É uma etapa anterior à licitação. O PMI trará um melhor planejamento do processo de implantação do projeto e, consequentemente, diminuição do custo do objeto a ser licitado”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.