05/08/2023 às 13h50min - Atualizada em 05/08/2023 às 13h50min

Ipês e Cega-Machado começam a florir e a encantar a população em Goiânia

Floradas vão até setembro e podem ser vistas nas unidades de preservação, na Avenida Goiás Norte, na Avenida Leste-Oeste e em outros pontos da Capital.

 Já as espécies de Cega-Machado, também populares em Goiânia, podem ser contemplados até novembro em locais como a Goiás Norte, próximo ao Shopping Passeio das Águas, e nas proximidades da Rodoviária

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), estima que a Capital possui uma média de 50 mil árvores de Ipês espalhadas pelo município. Apesar de em uma quantidade menor, os Cega-Machado também chamam a atenção pela beleza da sua florada roxeada. Já no início da primavera, no mês de agosto, é possível contemplar as belezas dessas árvores em alguns pontos da Capital.


A tendência é de que no início deste mês, e principalmente em setembro, que é o auge da primavera, o amarelo marcante dos Ipês já esteja predominante em meio ao céu azul e o contraste dos inúmeros prédios da cidade. “Logo em seguida, com diferenças de poucos dias, os Cega-Machado deixarão esse contraste ainda mais belo, com a cor roxeada de suas flores pelas vias da Capital”, aponta a bióloga Wanessa de Castro.

A ordem de floração não é uma regra, ela varia de acordo com o clima e a luminosidade. “Apenas do Ipê Amarelo são cerca de 10 espécies. É por isso que encontramos variações dessas árvores, algumas robustas, com folhagem e sementes um pouco diferente de uma região para outra”, explica Luan Alves, presidente da Amma. Além dessas espécies, há Ipês Roxos, Rosas, Branco e, raramente, até Verde.

Os Ipês possuem cinco dias de floração. Apenas alguns apresentam suas flores mais de uma vez ao ano. É natural que as folhas caiam, e que, em seguida, os Ipês comecem a florir.

Veja alguns locais com Ipês em Goiânia:

Ipê Amarelo
Avenida Goiás Norte
Avenida Leste-Oeste
Av. Contorno, Centro, em frente ao estacionamento do Parque Mutirama
Rua Juíz de Fora, Jardim Ana Lúcia
Av. Araguaia, Vila Nova, próximo à Fleg
Av. Anhanguera, entre Av. Tocantins e Rua 9
Bosque dos Buritis, Setor Oeste

Ipê Branco
Rua 18-A, Setor Aeroporto
Pq. Cascavel, Jd. Atlântico
Ipê Rosa
Av. Contorno, ao lado do Pq. Mutirama
Praça do Avião, Setor Aeroporto
Praça das Mães, Centro
Praça do Avião, Setor Aeroporto

Cega-Machado
Goiás Norte - próximo ao Shopping Passeio das Águas e nas proximidades da Rodoviária do Centro
Jardim Goiás Ed. JK - perto da Casa de Vidro
Avenida 85 – Próximo as casas do Exército
Rua 9 – próximo ao Shopping Bougainville


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.