18/11/2024 às 17h18min - Atualizada em 18/11/2024 às 17h18min
Descontos para PCD reduzem valor de veículos em até 25%, aumento nas vendas já supera os 250% em 2024
Com alta na procura, descontos e isenções fiscais tornam o mercado de veículos mais acessível para pessoas com deficiência. Especialista da Umuarama Concessionárias dá dicas sobre como não errar na compra
Divulgação Levantamento do Google, divulgado pela Autoesporte, revela um aumento de 251% nas buscas por carros para pessoas com deficiência (PCD) no terceiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. O crescimento evidencia o interesse pelos benefícios fiscais na compra de veículos adaptados para pessoas com deficiência física, intelectual ou auditiva. As isenções garantidas por lei abrangem tributos como IPI, IOF, ICMS e IPVA, podendo reduzir o custo do automóvel em até 25%. Apesar da disponibilidade desse benefício há anos, a complexidade do processo ainda gera dúvidas, o que justifica o aumento da procura por informações e orientações sobre o tema, por isso a gerente da Umuarama Fiat, Viviane Oliveira, traz algumas dicas para não errar na hora da compra.
Para atender essa demanda, concessionárias como a Umuarama Fiat oferece ainda suporte especializado ao público PCD, orientando sobre a escolha do carro e os trâmites necessários para garantir as isenções. Viviane explica que o direito facilita o acesso ao automóvel adaptado. “Esse benefício possibilita que mais pessoas com deficiência entrem no mercado automotivo com condições mais acessíveis, facilitando sua rotina e seu cotidiano para melhor locomoção”, destaca.
Tributos reduzidos A legislação permite a isenção de impostos federais e estaduais, incluindo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Viviane ressalta que o processo é iniciado com a escolha do veículo na concessionária, onde o cliente deve apresentar um laudo médico e a CNH especial para PCD, emitida pelo Detran. “Esses documentos atestam a necessidade de adaptação”, afirma, ela também fala que o consumidor deve solicitar a isenção na Receita Federal e na Secretaria da Fazenda, etapa que pode ser facilitada por despachantes especializados e parceiros da empresa.
Atendimento especializado A Umuarama Fiat têm parcerias com despachantes para simplificar o processo para clientes que ainda não possuem as isenções ou têm dúvidas sobre os requisitos. “Esse suporte ajuda o público a compreender as etapas e os direitos garantidos por lei, facilitando a obtenção dos descontos e removendo barreiras burocráticas. E devido à alta na demanda o setor automotivo se ajusta para oferecer atendimento mais claro e acessível ao público PCD, promovendo inclusão e ampliando o acesso a carros adaptados com descontos significativos”, compartilha Viviane.
Sobre o Grupo Umuarama Mostrando seu protagonismo nos segmentos agropecuário, de concessionárias automotivas e imobiliário, o Grupo Umuarama, fundado na década de 1970 pelo empresário Luiz Pereira Martins Pires, é hoje uma marca consolidada na região Centro-Norte do País. Somente no setor automotivo, atua com 33 unidades de negócios nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Tocantins, onde representa montadoras como Toyota, Fiat, Volkswagen, Kia, Citroën, Peugeot, Harley-Davidson, KTM e Triumph.
Além de variedade para quem busca um zero quilômetro e as últimas tendências do setor, as soluções para os clientes ainda contemplam compra e venda de seminovos, consórcios e seguros. Expressando brasilidade em sua essência, a começar pelo significado do nome em tupi-guarani, tem o atendimento de excelência na linha de frente e o compromisso de ser ‘um lugar onde os amigos se encontram’. O intuito é entregar a melhor experiência, conquistando clientes para toda a vida.