Primeiramente, é válido lembrar que, na maioria das vezes, quem pensa em suicídio acredita que não há outra forma de curar as dores ou resolver os problemas porém existem sim outras saídas.
Por isso, ficar atento aos sinais que as pessoas costumam dar quando as coisas não estão bem é importantíssimo. Alguns deles são:
Qualquer sinal merece atenção. Inclusive, frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” podem expressar ideias ou intenções suicidas e não devem ser ignorados.
Pra quem está enfrentando uma dor muito grande, falar também é a melhor saída. Isso porque os sentimentos, sejam eles alegria, orgulho, amor e a dor, precisam ser expressados para não sufocarem. Uma conversa com um amigo e, principalmente, com um especialista vai ajudar a expressar tudo o que é sentido.
Se você conhece alguém que apresenta alguns dos sinais que listamos aqui, vale perguntar como estão as coisas e deixar claro que ele não está sozinho. Além disso, indicar que entre em contato com um psicólogo é fundamental, porque o acompanhamento profissional é indispensável.
Se você tem sentido que a pressão dentro de você está muito grande e difícil de suportar, busque ajuda. Dessa forma, você, certamente, vai superar esse momento.