20/09/2023 às 15h47min - Atualizada em 20/09/2023 às 15h47min

Games, drones, inteligência artificial e histórias interativas foram destaque de Feira de Ciências, Arte e Cultura

Cerca de 1500 alunos mostraram suas habilidades de "pequenos cientistas" e apresentaram soluções à altura de "gente grande", durante a feira da escola canadense de Goiânia Maple Bear

Imagens: Murillo Cortez
Desenvolvimento de programação para sistema de drones para monitoramento agrícola;  criação de dispositivo com inteligência artificial; trabalhar com partículas subatômicas e eletricidade/magnetismo; ou mesmo planejar novas empresas inovadoras, com soluções sustentáveis para problemas ambientais são assunto de gente grande, não é mesmo?  Mas as crianças não ficam atrás e surpreendem com projetos que deixam até os adultos impressionados. 

Esses e outros projetos foram temas da Feira de Ciências, Arte e Cultura, promovida pela escola canadense de Goiânia Maple Bear, no dia 16 de setembro último. Cerca de 1.500 alunos participaram do evento nas unidades Marista I, Marista III e Plateau d’Or. 


“Consideramos que a tecnologia é um meio de potencializar o ensino dos estudantes e uma maneira de deixá-los preparados para encarar os desafios do século XXI. O empreendedorismo também é um elemento crucial na vida adulta desses estudantes e quanto antes eles tiverem noções sobre isso maiores são as chances de empreenderem”, explicou o coordenador pedagógico da unidade Marista III da escola Maple Bear, Luiz Augusto Bastos Leão, ao destacar os benefícios de trabalhar os temas tecnológicos e de empreendedorismo com os estudantes desde cedo.

Por isso mesmo, os alunos da educação infantil,  de 1 ano e 6 meses a 5 anos, não ficaram de fora e também apresentaram trabalhos na exposição. “Está dentro da proposta da mostra  envolver os alunos desde pequenos para promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade investigativa, a percepção global, além das habilidades cognitivas, mobilidade, entre outros”, explicou a coordenadora pedagógica, Mayra Maia.    

Confira algumas atrações da Feira de Ciências, Arte e Cultura da Escola Canadense Maple Bear Goiânia 2023:

Programação de drones para monitoramento agrícola
A mostra contou com voos de drones programados por alunos. Os estudantes criaram a programação do aplicativo que comanda os serviços do drone e fizeram uma demonstração sobre como os drones já estão inseridos dentro dos processos produtivos e como essas novas tecnologias contribuem para aumentar a eficácia nas produções agrícolas atualmente. Os drones potencializam a produtividade, de acordo com as necessidades de cada lavoura, por exemplo, sendo úteis no processos de pulverização e monitoramento em geral. 

Partículas subatômicas e eletricidade
A Feira de Ciências, Arte e Cultura contou também com uma Câmara de Nuvens, aparelho que consegue identificar partículas subatômicas; além de um motor elétrico, construído pelos estudantes para demonstrar a geração de energia por meio do magnetismo. Os experimentos demonstram o quanto a física e química estão presentes no dia a dia dos alunos.

Animais da Amazônia
Alunos prepararam para a exposição, diversas réplicas de animais da Amazônia, em tamanho semelhante ao real, utilizando materiais recicláveis como embalagem de ovo, papelão, garrafa pet, rolo de papel higiênico, tampinhas e retalhos de tecido. Para completar, o clima da Amazônia foi reproduzido no ambiente da mostra, com sonorização que remete ao som do movimento dos animais na floresta e umidificação do ar que remete à do local. A Feira também recebeu a exposição “Bichos do Brasil", realizada com animais empalhados cedidos pela PUC-GO.

Quebra cabeças com o mapa do Brasil
A iniciativa visa abordar a diversidade cultural no País, por meio de suas regiões e suas principais características. Além de os alunos terem produzido peças com essas representações como literatura de cordel e quadros retratando a festa de Parintins. Junto à equipe de educadores, foi produzido um quebra cabeça com o mapa do Brasil em que os alunos tiveram sua foto inserida digitalmente destacando as regiões brasileiras. Cada criança recebeu seu quebra cabeça com sua imagem para montar com a família em casa, como uma lembrança do tema trabalhado. 

Tecnologia por meio de maquetes
Dentro desta temática, a mostra trouxe diversos experimentos, como a maquete de um satélite que gira em torno da terra, maquete de drone e, para retratar a energia eólica, maquete de mini-cidade representada com as hélices produzindo energia, feita com papelão e isopor pelos alunos.  

Álbum de figurinhas e mural interativo
A equipe da escola confeccionou um álbum de figurinhas mesclando os temas da cultura brasileira e celebrações típicas de diversos  países como EUA, Índia, Chile, etc. As crianças receberam um álbum para trocarem figuras entre si, com informações sobre os países. Também foi instalado no local da mostra um mural interativo de 2 metros à disposição para os convidados pintarem. Além disso, cada criança também teve sua foto em um cartão postal, referente a uma região brasileira ou país e pôde levar o souvenir para casa. 

Chuva de neve
Por meio de um projeto que explora as quatro estações, foi instalada uma máquina de neve que simulou esse fenômeno climático, típico do inverno em algumas regiões e países. Segundo a coordenadora pedagógica da Maple Bear, unidade Plateau d’Or, Ana Gabriela Nogueira, foi uma experiência sensorial única, que possibilitou aos visitantes vivenciar de forma tangível a magia do inverno, além de ser um recurso que enriquece o aprendizado sobre as estações do ano, tornando tudo mais envolvente e memorável.  

Jogos virtuais
Os alunos do 1º ano fundamental tiveram acesso a jogos virtuais, desenvolvidos pela equipe de professores. Um deles com o tema o Monstro das Cores para que os alunos tivessem contato de forma interativa e divertida com a história que eles leram no livro em sala de aula, proporcionando vivência com o tema estudado.

Imagens: Murillo Cortez


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.