21/09/2023 às 16h31min - Atualizada em 21/09/2023 às 16h31min

Sentimento de culpa pode comprometer a saúde mental

O tema abrirá a programação da VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia

"O sentimento de culpa é, claramente, apenas um medo da perda de amor, uma ansiedade social". Assim definiu Sigmund Freud, um dos maiores estudiosos da neurologia e da psiquiatria, esse sentimento que persiste na existência humana como uma sombra, que se infiltra nas dobras da alma e mina a saúde mental de muitos. A culpa é tão poderosa que ainda hoje existem inúmeras dúvidas sobre suas expressões e consequências na vida prática das pessoas. 

Tentar respostas para este sentimento será um dos propósitos do painel de abertura, da programação da VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 19h, no Centro de Convenções de Goiânia.


O tema será debatido pela psicóloga Esly Carvalho, mestra em psicologia, doutora e pós-doutora em psicologia; do teólogo Marcos Botelho, mestre e doutorando em filosofia; e do psiquiatra Uriel Heckert, especialista e mestre em filosofia e doutor em psiquiatria. A mediação do debate será da especialista em Saúde Mental e Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ester Cabral. 

Para o médico psiquiatra Uriel Heckert, um dos palestrantes, a culpa é um sentimento poderoso, paradoxal e está no cerne da complexa existência humana. “Culpa são pensamentos auto-acusatórios, que levam pessoas a incriminar-se; e os sentimentos culposos, que são injustificados e que determinam grande sofrimento. Há pessoas que cometem deslizes, até crimes, e não se dão conta da responsabilidade moral, e até criminal que pode lhe pesar. Enquanto isso, há outros que atribuem a si mesmos pesadas acusações, sem razões objetivas; ou exagerando pequenas ações ou omissões. A essa última condição chamamos de culpa patológica”, define.

Uriel enfatiza que esse sentimento não deve ser encarado de forma simplista, mas sim como um espelho  da condição humana, um reflexo da finitude e das imperfeições que acompanham  todo e qualquer indivíduo. Segundo o especialista, a influência desse sentimento sobre nossa saúde física e emocional evidencia como a culpa pode ser o motor de diversos transtornos. “A culpa está na raiz de diversas condições clínicas, tais como quadros de ansiedade, pânico, obsessões e compulsões, e mesmo de sintomas ditos psicossomáticos”, destaca o especialista. Durante o painel, também será abordado ferramentas para se tratar a culpa.


Sobre a VI Jornada de Saúde Mental e Fé Cristã

Realizado pelo Instituto Gartrell, a VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã está agendada para 22 e 23 setembro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Na sexta-feira, 22, o evento acontecerá das 17 às 22h. Já no sábado, 23, haverá programação durante todo o dia, das 8h30min às 17h30min.

O evento levará conhecimento científico de excelência, em linguagem acessível para comunidade. Aberto ao público em geral, a jornada receberá 15 palestrantes consagrados, tanto de Goiás quanto do cenário nacional da psicologia e psiquiatria estarão em Goiânia para painéis e workshops. O evento também acontecerá em modalidade digital para quem não puder estar presente.

Capacitar a comunidade através da psicoeducação para promover a saúde mental/saúde integral é um dos propósitos do Instituto Gartrell e a VII Jornada da Saúde Mental e Fé Cristã também tem este objetivo. Por isso, a fim de contribuir com líderes de casas terapêuticas, que assistem pessoas em situação de risco emocional e social, a organização  irá conceder gratuitamente 50 ingressos, sendo 25 presenciais e 25 on-lines. Interessados devem enviar uma mensagem via WhatsApp para (62) 9 8225-0185


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.