16/10/2023 às 17h22min - Atualizada em 16/10/2023 às 17h22min

Natureza: um requisito cada vez mais procurado pelo consumidor

Pesquisa revela que a união entre comodidades urbanas e o contato com áreas verdes tem sido o sonho de consumo para a grande maioria dos compradores de imóveis. Em Terezópolis de Goiás, a 18 km de Goiânia, condomínio sustentável traz proposta inovadora de interação com a natureza

Morar em espaços mais amplos e com maior contato com a natureza: essas demandas têm sido o sonho de consumo da esmagadora maioria das pessoas que buscam um imóvel no Brasil. Pelo menos é o que indica uma  recente pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que aponta que 87% dos compradores de imóveis alegaram que gostariam de uma moradia mais arejada e com contato maior com espaços verdes. 

Por isso, cada vez mais o contato com o verde tem sido o grande atrativo de vários lançamentos imobiliários em Goiás. Um exemplo dessa fusão entre natureza e as típicas comodidades urbanas é o Aldeia Santerê Casa e Natureza, condomínio horizontal sustentável que será construído no município de Terezópolis de Goiás, a 18 quilômetros de Goiânia. 


Com lotes de generosas dimensões, a partir de 600 metros, o empreendimento se diferencia por demonstrar um alinhamento aos desejos dos futuros habitantes”, conforme explica o gestor da Tropical Urbanismo, Lucas Rodrigues. “As pessoas estão priorizando, cada vez mais, um lar que remeta e promova o bem-estar. Então é grande a procura por empreendimentos próximos à capital, com temperaturas mais amenas e muito contato com o verde”, observou.

Com 800 mil metros quadrados de área verde, o que dá uma média de 744 m² por morador, o Aldeia Santerê tem quase oito vezes mais a média verde por habitante em Goiânia. O residencial horizontal será implantado dentro da zona urbanizável permitida pelo atual Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do João Leite. Além da licença ambiental emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o projeto recebeu todas as aprovações legais necessárias, tanto pelo município quanto pelo Estado, e concessionárias de água e energia. 

 
Atributos

Com 553 mil metros quadrados de área interna, o lançamento Aldeia Santerê está em uma região mais alta que a capital, por isso terá um clima mais ameno. “O fato de ser rodeado de área verde também reforçará este atributo”, explica Leandro Daher, sócio diretor do Grupo Tropical Urbanismo 

Para o incorporador, além do amplo contato com o verde e a generosidade no tamanho dos lotes, outro destaque do condomínio é o projeto para sua área de lazer: o Santerê Club. Serão mais de 19 mil metros quadrados, a maior área de lazer integrada já lançada na região até o momento. Ao todo serão 30 itens de lazer e convivência o que inclui academia, quadras poliesportivas, pet place, espaço zen, espaço ecumênico, pista de bicicross e de skate, teatro a céu aberto, espaço multiuso, entre outros.

Ele explica que o Aldeia Santerê irá atender tanto às famílias que queiram morar no condomínio, quanto aquelas que desejam ter uma segunda moradia para os fins de semana. “Este é um conceito  que já existe e foi batizado como ‘resleisure’. Ele une moradia e lazer ao mesmo tempo. A pandemia fortaleceu esta tendência de as pessoas querem o bem-estar em sua rotina, e não apenas em ocasiões especiais”, explica.

O pomar com os swales (sistema de valas que facilitam a infiltração da água no solo), além de sua importante função ambiental, servirá também como divisão entre os lotes. Dessa forma, os moradores terão aos fundos de seus imóveis uma trilha natural de frutas,  que será o Quintal Santerê. “Será um grande colchão verde nas artérias do condomínio, que trará  maior  umidade, menor temperatura, atração de pássaros e animais”, explica a arquiteta que assina o projeto, Luci Costa.

Outra novidade será a horta com um herbário, em uma área de 600 metros quadrados, para incentivar o plantio de ervas medicinais, temperos e hortifruti, o que inclui também ações educacionais. Na área externa, vizinha ao condomínio, há uma reserva natural permanente de 580 mil metros quadrados. Para o local, já está em tratativa com a prefeitura de Teresópolis a implementação de um parque aberto ao público. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.