20/11/2023 às 09h31min - Atualizada em 20/11/2023 às 09h31min

Designer goiana expõe coleção de joias sustentáveis na Alemanha

Natural de Catalão, Rosana Hummel levou para Augsburgo uma coleção inédita de joias de conceito em ouro reciclado

Natural de Catalão, Rosana Hummel levou para Augsburgo uma coleção inédita de joias de conceito em ouro reciclado intitulada ‘Café da Paz’, além de peças do seu acervo ligadas ao meio ambiente

A designer de joias e gemóloga Rosana Hummel expôs recentemente o seu trabalho na cidade de Augsburgo, na Alemanha. Natural de Catalão (GO), ela fabrica joias de conceito em ouro reciclado, frequentemente combinado com pedras preciosas e elementos da natureza, que visam sensibilizar a população e as políticas públicas para a valorização e a preservação do meio ambiente.


A convite da Weltladen Augsburg, da Werkstatt Solidarische Welt e da associação alemã Mulheres pela Paz, Hummel produziu uma coleção especial para a ocasião intitulada ‘Café da Paz’. “A coleção é toda voltada para o café, o cafezinho da paz. É um convite para nós, mulheres, sentarmos e discutirmos a possibilidade de criarmos elos e entrelaçarmos nossas raízes para que possamos, juntas, buscar um lugar melhor para todos”, conta a artista.

O acervo foi exposto de 28 de setembro a 2 de outubro e segue na Alemanha para ser exibido em outros eventos. Nesses cinco dias, a designer também apresentou parte das coleções Águas, Flora e Fauna Exótica, que trazem peças ligadas ao meio ambiente, tais como os morcegos das cavernas, os lagartos, as abelhas, entre outros bichos.

Na cidade, Hummel ainda teve a oportunidade de participar de uma reunião da Agenda 21, onde falou da importância do Cerrado brasileiro.  

Sobre a designer
Rosana Hummel é natural de Catalão (GO), mas hoje reside em Brasília (DF). No ano de 2022, ela criou a marca de joias sustentáveis Arbare. A escolha do nome, que significa “vinda da floresta”, é devido à ligação com a sua ancestralidade oriunda da Floresta Negra, Baden, na Alemanha, e a floresta brasileira. "Nascendo o triângulo afetivo de uma designer e duas florestas", completa.

Hummel pontua que as peças desenvolvidas pela Arbare vêm de uma relação intrínseca com os biomas. "O ouro de reaproveitamento tem como principal objetivo diminuir a extração de ouro e ajudar a colocar freios na exploração, permitindo que a natureza descanse", destaca a designer. "Num país onde os biomas pedem socorro, a Arbare é um pequeno ponto fazendo a diferença", acrescenta.

A designer já expôs em outros países como Itália e Holanda; participou de eventos de renome como Fashion Week, Fashion Rio, Feninjer, Brazil Gem Show e Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas, entre outros; e colaborou com variadas publicações como Concretamente Brasília, Panorama Capital e Flora Graciosa do Cerrado, todos do Sebrae. Também foi autora do anel Luis Cruls, em homenagem à Brasília, e possui uma enciclopédia, ainda não publicada, sobre as gemas brasileiras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.