20/11/2023 às 15h12min - Atualizada em 20/11/2023 às 15h12min

Trindade fideliza seus moradores

Pesquisa mostra que nove em cada 10 trindadenses em fase de compra de imóvel querem permanecer no município que já foi considerado como cidade-dormitório

Uma sondagem realizada pelo Grupo Prospecta com moradores de Trindade em 2023 mostra que, entre os que pretendem comprar um imóvel, 91% dos entrevistados desejam permanecer na cidade. O estudo aponta para o crescimento do sentimento de pertencimento ao município, que já foi considerado cidade-dormitório por estar muito próximo à capital, apenas a 25 quilômetros. 

Com 142 mil moradores, Trindade teve um crescimento populacional de 36,3% entre 2010 e 2022, segundo o último Censo, e hoje é o nono em número de habitantes no Estado.  Em 35 anos, a malha urbana mais que triplicou. Era 14,10 Km2 em 1985 e chegou a 48,85 Km2 em 2020. Apesar de seu clima interiorano, o município é destaque na economia do estado, com 15º Produto Interno Bruto (PIB)  no ranking dos 246 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


“Trindade conserva sua identidade cultural, oferece um clima interiorano desejado por muitos, está muito perto da capital e tem seu desenvolvimento próprio. Tudo isso tem contribuído para fixar sua própria população e até atrair gente de fora”, diz Adriano Artiaga, diretor da Aoka Urbanismo, que contratou a pesquisa para orientar seus investimentos na cidade.

O estudo também apontou que o desejo da população é por melhoria nas opções de moradia da cidade: um em cada três entrevistados gostariam de viver em condomínio horizontal.  É esta aspiração que orientou as ações da Aoka Urbanismo em Trindade. A empresa de desenvolvimento urbano anunciou o lançamento do Santíssimo Casa e Lazer, condomínio horizontal implantado em uma área total de mais de 300 mil m2, com lotes a partir de 240 metros quadrados. O pré-lançamento está agendado para dezembro.

“Foi com bastante esforço que traçamos cada linha deste projeto. Ele foi exaustivamente discutido com uma equipe técnica multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e paisagistas, para chegar a um resultado final que atendesse às expectativas do público”, acrescenta Raoni Artiaga, também diretor da Aoka.

Segurança, infraestrutura, a interação com o verde e o lazer são os pontos fortes do projeto, que contará com portaria 24 horas, ruas pavimentadas, redes de água e esgoto, praças, playground, área gourmet com churrasqueira, forno de pizza e fogão à lenha, piscinas adulto e infantil, salão de festas, academia e quadras poliesportiva, de futebol e de areia e mercado autônomo. Internamente, os moradores contarão com pomar com espécies nativas do cerrado, árvores frutíferas e horta comunitária. Na parte externa, um parque será implantado para toda a comunidade. 

Além de atender à demanda da cidade, o empreendimento também irá contribuir com a economia local e empregos. A expectativa é movimentar cerca de R$100 milhões em negócios na cidade e cerca de 200 trabalhadores, entre diretos e indiretos, serão contratados para a obra.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.