24/11/2023 às 10h19min - Atualizada em 24/11/2023 às 10h19min

Festival de cinema inscreve para oficinas gratuitas de horror queer e trilha sonora

Atividades acontecerão de 08 a 10 de dezembro, como parte da 15ª CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico

Atividades acontecerão de 08 a 10 de dezembro, como parte da 15ª CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico, e abordarão a história do cinema de horror queer e a criação de trilhas sonoras para filmes de terror

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástica está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas da sua 15ª edição. Desta vez, a programação abordará os temas “Criação de Trilhas Sonoras para Filmes de Terror” e “Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror Queer".


Voltadas para maiores de 16 anos, as oficinas acontecerão no período de 08 a 10 de dezembro, sendo uma online e outra presencial na Escola Goiana de Desenho Animado, em Goiânia (GO). Os interessados deverão se inscrever até o dia 05 de dezembro, ou enquanto houver vagas, pelo site mostracrash.com/oficinas.

Criação de Trilhas Sonoras para Filmes de Terror
Nos dias 08 e 09 de dezembro, o músico e compositor de trilhas sonoras Paulo Beto ministrará a oficina sobre criação de trilhas sonoras para filmes de terror. A atividade será realizada das 14h30 às 17h30, na Escola Goiana de Desenho Animado, que fica na Alameda Botafogo, nº 235, sala 2, no Centro, em Goiânia (GO). A oferta é de 15 vagas.

O objetivo da oficina é focar na utilização de recursos em que, sonora e musicalmente, se busca provocar o medo, bem como possibilitar que ouvintes e músicos que se interessem ou que anseiam trabalhar neste ramo tenham contato com a atividade sob a condução de um profissional experiente.

Para isso, serão testados conceitos, por meio de experiências práticas que utilizarão trechos de filmes e curtas metragens, e discutidas estéticas e possibilidades, com a simulação de briefings de um diretor.

Natural de Juiz de Fora (MG), Paulo Beto reside em São Paulo desde 2001 e soma mais de uma dezena de filmes em seu verbete no IMDB, abrangendo curtas e longas de renomados diretores, como Dennison Ramalho e Paulo Sacramento. Alguns de seus trabalhos mais recentes incluem as trilhas de "O Olho e a Faca" (2018) e "Morto Não Fala" (2018).

Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror Queer
Já nos dias 09 e 10 de dezembro, a pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo Beatriz Saldanha comandará a oficina online “Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror Queer”. A atividade acontecerá das 15h às 18h, via zoom.

Explorando o papel do monstro como representação de medos coletivos e ansiedades sociais, a oficina abordará a presença do elemento "queer" na história do cinema de horror. A proposta é examinar a evolução do horror queer, desde representações simbólicas em Hollywood até abordagens mais transgressoras, como o impactante Rocky Horror Picture Show.

A atividade ainda destacará realizadores influentes, como Clive Barker e Yann Gonzalez, e discutirá produções contemporâneas, como a trilogia Rua do Medo (2021) da Netflix. Doutoranda em Comunicação Audiovisual (UAM-SP), Beatriz Saldanha também realiza doutorado-sanduíche como pesquisadora convidada na Universidade de Sorbonne (Paris) e mantém a revista eletrônica Les Diaboliques, com foco em filmes de horror.

Sobre a CRASH
A CRASH é uma mostra competitiva e, sobretudo, um canal para a exibição de experiências audiovisuais do gênero fantástico (terror, ficção científica e fantasia). A 15ª edição será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Cine Cultura, que fica no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro, em Goiânia (GO).

Ao todo, 37 obras de 17 países, entre curtas, médias e longas-metragens, integrarão a mostra internacional, que conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC, por meio do edital de fomento aos festivais e eventos 8/2023. Originalmente chamada de TRASH – MOSTRA GOIANA DE VÍDEOS INDEPENDENTES, a CRASH foi o primeiro evento audiovisual do Estado de Goiás, com sua primeira edição ocorrida em 1999.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.