05/12/2023 às 15h00min - Atualizada em 05/12/2023 às 15h00min

Mulheres se unem para ajudar vizinhas a aprimorarem sua habilidade de empreender, nesta terça

Em Goiás, mulheres já representam quase 50% dos empreendedores no estado, mas ainda sim elas faturam 30% menos em seus negócios. Mudar essa ideia de que mulher não é boa de negócio e estimular mentalidade empreendedora é objetivo de evento que será realizado no Eldorado Parque Bairro Pleno, no próximo dia 5 de dezembro

Segundo o estudo Perfil da Empreendedora Goiana: Empreendedorismo por Mulheres em Goiás, publicado neste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a representatividade do empreendedorismo feminino no estado passou de 20%, em 1980, para 42% em 2022. Mas apesar desse salto quantitativo, ainda hoje  o empreendedor homem recebe 30% mais do que a empreendedora mulher, conforme o estudo. 

Os dados acima demonstram que, mesmo com o grande avanço numérico do empreendedorismo feminino, a força empreendedora da mulher ainda é menos valorizada. Cursos e treinamentos para gestoras para prepará-las para mudar este cenário é um dos objetivos de vida da empreendedora  Dimara Anjos, de 33 anos. 


Quando se tornou mãe, Dimara optou por deixar de exercer sua profissão de educadora física, mas a vontade de se manter produtiva e independente financeiramente seguiu forte. Foi assim que ela abriu um negócio de laços artesanais em casa. A partir desse momento, ela se especializou, principalmente com a ajuda do Sebrae.

Usando sua própria experiência como empreendedora há 10 anos, juntamente com os cursos feitos junto ao Sebrae e estudos feitos ao longo de sua jornada, ela decidiu ajudar outras mulheres da vizinhança onde mora, no complexo Residencial Eldorado Parque Bairro Pleno, em Goiânia,  a descobrirem e desenvolverem seu potencial empreendedor.  A ação, que começou com algumas dicas para amigas sobre como abrir um negócio, acabou virando uma mentoria semanal para pequenas empreendedoras feita no salão de festa do condomínio onde Dimara mora. Em  2018, a iniciativa cresceu e se tornou a primeira edição do projeto “Mulheres Di Sucesso”. Com a pandemia, o evento parou e, após um intervalo de 3 anos. Agora a iniciativa volta para sua terceira edição, no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 19h horas, no  estande do Eldorado Parque Bairro Pleno. 

"Precisamos mostrar a elas [as mulheres] que o potencial para alcançar a independência financeira existe. O Mulheres Di Sucesso nasceu pra isso e o pós-pandemia fortaleceu a necessidade de se falar em empreendedorismo para as mulheres”, ressalta a organizadora do evento. 

Desta vez, o evento contará com mais palestras, feitas por outras vizinhas empreendedoras, a a mentora Jessyka Ramos e a nutricionista Aline Santos e a educadora financeira Kallenya Lima. Terá também o apoio do Sebrae e do Eldorado Parque Bairro Pleno. Apesar de ter como público-alvo mulheres moradoras do bairro que querem empreender ou que já empreendem, Dimara diz que, graças aos apoios recebidos, o encontro do próximo é aberto a mulheres da capital em geral que se identifiquem com a temática.  

Outra vizinha empreendedora a contribuir com o evento será a educadora financeira, Kallenya Lima. “Assim que vi que a Kallenya era educadora financeira, quis convidá-la para compor o Mulheres Di Sucesso. Tem tudo a ver, o empreendedor tem que saber como gerir o financeiro de sua empresa”, destaca Dimara. A educadora pretende compartilhar, durante o Mulheres Di Sucesso, a importância de investir, diversificar as fontes de renda, reduzir desperdícios e cultivar hábitos de consumo saudáveis.“Somos quatro mulheres fortes, decididas e cientes do nosso potencial. Somos quatro forças capazes de contribuir para o caminho de outras mulheres”, diz Kallenya. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.