12/12/2023 às 15h42min - Atualizada em 12/12/2023 às 15h42min
Sicredi Cerrado GO conquista Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
Cooperativa foi reconhecida com Bronze, na categoria Compromisso com a Excelência. Iniciativa valoriza cooperativas que buscam aprimorar suas práticas
Créditos: Divulgação Pela terceira edição consecutiva, a Sicredi Cerrado GO foi reconhecida no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB. A cooperativa conquistou a faixa Bronze, na categoria Compromisso com a Excelência, que considera as gestões em evolução e com melhorias em resultados. Ao todo, pelo Brasil, 56 cooperativas foram reconhecidas, distribuídas em quatro níveis de avaliação. A cerimônia aconteceu na noite dessa terça-feira (05), em Brasília.
O primeiro reconhecimento da Sicredi Cerrado GO aconteceu em 2019, na categoria Primeiros Passos, com um Bronze. Na edição seguinte, em 2021, a cooperativa avançou para a categoria Compromisso com a Excelência, conquistando um troféu Prata. Em novembro deste ano, a cooperativa também foi destaque no Reconhecimento Inovação com Propósito – RECIP, promovido pelo Instituto Fenasbac. A Sicredi Cerrado GO figurou em três das cinco dimensões avaliadas: Inovação participativa, Inovação em ESG e Inovação em Finanças Verdes. “Buscamos evoluir diariamente, sempre tendo como objetivos a eficiência, a satisfação dos associados e nosso impacto positivo nas comunidades”, enalteceu o presidente Zeir Ascari.
Para a efetivação da premiação, diferentes etapas são realizadas. Em maio, aconteceu o envio de documentos e análise de evidências. Na sequência, aconteceram visitas virtuais para validação das informações. A análise qualitativa dos dados apurados nas visitas e avaliação da banca julgadora compuseram as etapas finais. No total, 65 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) estiveram envolvidos no processo. Na edição deste ano, a premiação que é bianual, recebeu 310 inscrições.
Durante a cerimônia, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou o prêmio como um recurso para aprimoramento da gestão e mensuração do impacto das cooperativas. “As cooperativas geram muito mais que desenvolvimento econômico, geram prosperidade pelas comunidades”, completou.