13/12/2023 às 14h56min - Atualizada em 13/12/2023 às 14h56min
Cidade que mais cresceu em número de domicílios no Brasil, Abadia de Goiás recebe casas do governo estadual
Elas foram construídas dentro do bairro Reserva do Bosque, planejado para ser o novo centro do município
Abadia de Goiás foi o município que mais cresceu em número de domicílios em todo o Brasil. Dados do Censo 2022, fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a população da cidade chegou a 19.128 pessoas, o que representa um aumento de 177,58% em comparação com a pesquisa de 2010. O bairro planejado Reserva do Bosque faz parte deste desenvolvimento. Em obras desde 2018 e parcialmente entregue, o local tem capacidade para receber cerca de 3.600 famílias e já possui centenas de moradores.
Essa comunidade foi incrementada em dezembro. O bairro planejado recebeu 42 casas do programa estadual Pra Ter Onde Morar - Construção, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a custo zero. “É uma cidade que está em crescimento exponencial e não podíamos deixar de atender esta demanda toda”, salientou o governador Ronaldo Caiado no evento de entrega de chaves.
Os lotes para a construção das unidades habitacionais foram doados pela prefeitura de Abadia. Na cerimônia de entrega das casas, o prefeito da cidade, Wander Saraiva, destacou que a boa infra-estrutura do Reserva do Bosque foi fundamental para que o bairro planejado fosse escolhido para receber o projeto do governo estadual.
"É um loteamento novo, plano, onde já tínhamos o asfalto, tínhamos a energia, graças à parceria com o empreendedor, que entendeu a importância de trazer estas casas para cá", diz.
O Reserva do Bosque foi idealizado para ser o futuro centro de Abadia de Goiás, pois ele ocupa um vazio urbano e une a região central à ocupação no sul do município, que antes ficava isolada. Com asfalto, acesso por vias duplas ao local, avenidas comerciais, galeria pluvial, energia elétrica, iluminação pública com led, bosque e praças.
Futuramente, o bairro também contará com um parque com lago e área superior a 88 mil metros quadrados, maior do que o espaço do Vaca Brava que fica em Goiânia. “A qualidade de vida é construída com a casa própria, os ambientes privativos, mas também na estrutura da vizinhança. Acreditamos que estes equipamentos, em especial o parque, vão proporcionar muitos bons momentos de bem-estar dos moradores do bairro e da população em geral da cidade”, disse o empreendedor do bairro, Danilo Tavares, da Localiza Imóveis.