No dia 9 de dezembro, ocorreu o 'Imagilha' em São Simão (GO), com leitura de poesias e a exibição dos filmes de animação criados pelos alunos do programa IlhadaImaginação ao longo dos nove meses de curso em 2023. O evento atraiu um público de mais de 240 pessoas, incluindo alunos, familiares e amigos, que prestigiaram e assistiram aos filmes produzidos em três sessões gratuitas.
A ação marcou o encerramento da 5ª edição do IlhadaImaginação, um programa realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil. O projeto visa impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes de escolas públicas por meio do desenvolvimento da leitura e do aprendizado de técnicas de animação.
Neste ano, 130 crianças de escolas públicas de São Simão (GO) participaram das atividades de leitura e produção de animação no contraturno escolar. No Espaço IlhadaImaginação, durante nove meses de aula, os alunos tiveram aulas práticas e teóricas nos cursos de formação e avançado de animação 2D, curso de 3D, monitorias, oficinas de leitura e contação de histórias, animação Stop Motion e Pixilation, entre outros. As Oficinas Itinerantes realizadas beneficiaram mais de 10 mil alunos de escolas públicas da região.
“Em 2024, o projeto continua suas atividades com o mote TRANSFORMANDO SEU FUTURO, com o objetivo de impactar e qualificar mais crianças e adolescentes, proporcionando uma capacitação que será de grande valia para nortear seus futuros como profissionais e cidadãos,” destaca a gestora executiva de projetos socioculturais do Instituto Maker, Danielle Cabral.
O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil, com apoio da Prefeitura de São Simão e Secretaria de Educação de São Simão, e é realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.