26/12/2023 às 10h08min - Atualizada em 26/12/2023 às 10h08min

​Governo de Goiás inicia avaliação de projetos para modernização do Estádio Serra Dourada

Grupo de Trabalho liderado pelo vice-governador Daniel Vilela recebeu três propostas de empresas habilitadas pelo Executivo estadual. Vencedora será anunciada até final de janeiro

Três consórcios empresariais habilitados pelo Governo do Estado para elaborar os projetos de reforma e modernização do Estádio Serra Dourada entregaram, em tempo hábil, os projetos com as previsões de intervenções urbanísticas e arquitetônicas a serem feitas no local – o prazo se encerrou às 23h59 de quarta-feira (21/12). Estão no páreo as empresas RNGD – Consultoria de Negócios; Consórcio Novo Serra Dourada; e Progen S.A.

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, os documentos estão sob a posse do Grupo de Trabalho (GT) liderado pelo vice-governador Daniel Vilela. O GT tem até o fim de janeiro de 2024 para anunciar o modelo considerado ideal para transformar o espaço esportivo - incluindo o Ginásio Valério Luiz de Oliveira, o “Goiânia Arena” - em um complexo multiuso denominado Distrito de Esporte e Entretenimento, onde ocorrerão jogos, atividades esportivas e de lazer e feiras de negócios, além da oferta de inúmeros serviços à população e da instalação de um centro gastronômico.


Neste momento, a análise das propostas é feita exclusivamente pelo GT, que conta com integrantes das secretarias de Estado da Administração (Sead), Geral de Governo (SGG), Esportes e Lazer (Seel) e da Goiás Parcerias, mais técnicos do governo e assessores jurídicos. Antes da elaboração do edital de licitação, prevista para o primeiro semestre de 2024, o Grupo de Trabalho dará ampla publicidade ao projeto selecionado.

O cronograma do processo inclui ainda a realização de audiências públicas. A expectativa é de que a escolha da empresa para executar o projeto ocorra no segundo semestre. A assinatura no contrato deve ocorrer ainda em 2024.

Centralidade
A principal determinação repassada pelo vice-governador Daniel Vilela às empresas que almejam repaginar o Estádio Serra Dourada e explorá-lo economicamente foi a de levarem em consideração o que arquitetos e urbanistas definem como uma nova “centralidade” em Goiânia. Ou seja, o complexo, após edificado, deve ser encarado pelos moradores da capital como um novo ponto de encontro.

O vice-governador e os integrantes do Grupo de Trabalho também elencaram outros quesitos que os grupos empresariais precisariam levar em conta, como mobilidade urbana e a construção de uma via ampla e arborizada, conhecida como “boulevard”; e de um centro administrativo, que futuramente será ocupado por servidores do Governo de Goiás. Outro detalhe discutido foi a definição do estacionamento sul do estádio como espaço ideal para implantação de soluções imobiliárias.

Fotos: Seel





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.