02/01/2024 às 12h46min - Atualizada em 02/01/2024 às 12h46min

Tradições goianas inspiram projeto de condomínio horizontal em Trindade

Atire a primeira pedra o goiano que não gosta de comer uma galinha caipira! Com o objetivo resgatar a boa e velha cultura gastronômica do estado, o condomínio Santísimo Casa e Lazer, implantado na região da Chácara Santa Luzia, em Trindade, une itens modernos e tecnológicos a itens tradicionais, como fogão à lenha

Reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente por suas raízes sertanejas ou caipiras, os goianos gostam e estão sempre atentos às inovações contemporâneas, mas ainda sim fazem questão de manter um “pezinho rachado” nas suas mais profundas tradições. E foi no imaginário e na memória afetiva de muitos goianos que a incorporadora Aoka Urbanismo buscou inspiração para um dos seus mais recentes lançamentos: o condomínio horizontal Santíssimo Casa e Lazer, em Trindade, cidade que integra a Região Metropolitana de Goiânia. 

Um dos destaques do projeto urbanístico, assinado pela Norden Arquitetura, é o quiosque gourmet, que faz parte da infraestrutura da área de convivência e lazer do condomínio. Além do forno de pizza e de uma churrasqueira, o espaço abrigará um fogão à lenha para uso dos futuros moradores. De acordo com o incorporador e diretor da Aoka, Adriano Artiaga, a ideia de usar um fogão caipira ou fogão à lenha remete, não só à imagem de infância que muitos goianos têm da casa dos bisavós, dos avós, ou tios e tias do interior, como também faz referência a culinária goiana, outro orgulho do povo de Goiás. 


“Arroz com pequi, galinhada, pamonha e uma prosa boa em volta do fogão à lenha, essas coisas mesmo com avanço da modernidade ainda fazem parte do imaginário do povo goiano, que sempre teve um grande orgulho de sua cultura interiorana, sertaneja, singela no jeito de ser, mais rica em cores e sabores”, argumenta Adriano, ao falar da proposta do projeto em alinhar as modernidades em termos de segurança e lazer, com elementos da cultura tradicional do estado. 

O incorporador ressalta também que a própria escolha de Trindade para a construção do condomínio horizontal, já diz muito sobre as ricas tradições de Goiás. O Santíssimo Casa e Lazer será construído na região da Chácara Santa Luzia, a apenas dois minutos do centro da cidade, que é reconhecida como capital da fé e que abriga a maior festa religiosa do Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil: a Romaria do Divino Pai Eterno. “Trindade por si só já traz uma carga de tradição, é símbolo da cultura goiana, que tem fortes laços com a religiosidade”, lembra Adriano. 

Ele destaca ainda que Trindade está ligada à Goiânia, uma capital moderna, pujante, referência em várias áreas como saúde, meio ambiente, moda, e claro, música sertaneja. 

Toda a infraestrutura, segurança e lazer de um condomínio horizontal, o Santíssimo une itens modernos e tecnológicos a itens que fazem parte da cultura e costumes sertanejos. O lançamento da Aoka em Trindade, instalado em uma área de mais de 300 mil m2, com lotes a partir de 240 metros quadrados, está programado para janeiro. 


Capela

A celebração da fé também está presente no projeto do Santíssimo Casa e Lazer, que contará com a construção de uma capela ecumênica na Praça da Fé, que por sua vez, fará parte do Parque Santíssimo Leonardo Resende. 

Além de ser aberta ao público, assim como o parque, a capela poderá receber cultos de diversas religiões, sendo um verdadeiro ponto de encontro e diálogo entre fiéis. “Foi com bastante esforço que traçamos cada linha deste projeto. Ele foi exaustivamente discutido com uma equipe técnica multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e paisagistas, para chegar a um resultado final que atendesse às expectativas e necessidades tanto dos moradores de Trindade quanto dos milhares de turistas religiosos que visitam a cidade todos os anos”, detalha Raoni Artiaga, também diretor da Aoka.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.