27/02/2024 às 15h31min - Atualizada em 27/02/2024 às 15h31min

DF prepara-se para receber novos moradores

Empregos públicos federais em todo o País, sendo 26 a grande maioria da lotação desses cargos lotada no Distrito Federal

Brasília. Crédito: Divulgação
Já com mais de 1,7 milhão de inscritos, segundo atualização do dia 7 de fevereiro, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ou Enem dos Concursos está oferecendo oportunidades 6.640 vagas.

Este é apenas um dos concursos que estão acontecendo na capital federal, o que  denota que muito em breve a população do DF e seu entorno irá crescer, já que os aprovados e futuros funcionários públicos federais, muito provavelmente, precisarão se estabelecer junto à capital federal para trabalhar. 


Inclusive, dados do Censo 2022, demonstram que Brasília passou a ter a terceira maior população entre as cidades brasileiras, registrando um crescimento de 9,52% em 12 anos e atingindo a marca de 2,8 milhões de habitantes. 

Este crescimento foi ainda maior nas cidades do entorno do Distrito Federal. Valparaíso de Goiás, por exemplo, registrou o maior crescimento percentual entre os municípios com mais de 100 mil habitantes na região, 51,68% a mais na comparação com a contagem feita pelo censo anterior, em 2010. 

Atualmente, a população de Valparaíso de Goiás ultrapassa os 198 mil habitantes e de acordo com o especialista em desenvolvimento imobiliário Cleberson Marques, a cidade, tal como outras no Entorno, teve seu crescimento populacional dos últimos anos baseado num movimento de dupla migração, que envolve a chegada de novos moradores à região (vindos de outras partes do país) e também ex-residentes de Brasília, que migram para as adjacências da capital federal, em busca de opções de moradias mais acessíveis. 

"Sabemos que o Entorno é uma região muito ligada à Brasília, mas é importante compreender que as famílias não se limitam apenas em encontrar um metro quadrado mais barato. Elas vêm procurando, sobretudo, alternativas que lhe garantam a mesma qualidade de vida, que se tem no Plano Piloto e outros bairros da capital. Ou seja, imóveis de grandes metragens, com ampla estrutura de lazer, próximos à uma grande rede de comércio e serviços", esclarece Cleberson Marques. 

Visão do mercado

Esse forte crescimento populacional registrado pelo Censo de 2022 no Entorno do DF já vinha sendo percebido pelo setor imobiliário. Nos últimos anos, cidades próximas à Brasília têm sido alvo de grandes lançamentos, que vão desde loteamentos e apartamentos populares a residenciais de alto padrão e com conceitos inovadores. 

O Reserva do Vale é um exemplo de projetos imobiliários audaciosos e modernos da qual a cidade de Valparaíso tem sido alvo. Em fase de implantação, o mega empreendimento possui 2,35 milhões de metros quadrados de área total, contará com três condomínios horizontais, condomínio vertical, quatro parques, áreas comerciais, hub de esportes, lazer e de educação, entre outros equipamentos. Localizado na região sul da cidade, com acesso privilegiado à BR-040, quando totalmente implantado, a expectativa é de que o Reserva do Vale abrigue cerca de 50 mil moradores. Atualmente, dois dos três condomínios horizontais previstos já estão em construção.

Cleberson explica que a mudança de perfil dos moradores nos arredores de Brasília fez com que a incorporadora Plano Urbano, desenvolvedora do projeto Cidade Criativa do Reserva do Vale, pensasse em opções de moradia, que além de elevado padrão construtivo, trouxessem acesso fácil a lazer, serviços e segurança. “É importante lembrar que os moradores de Valparaíso e de outras cidades do Entorno não querem ser dependentes o tempo todo de Brasília, mesmo que a cidade fique alguns minutos de distância. Por isso, os recentes lançamentos imobiliários dessa região trazem conceitos urbanísticos que aliam uma boa moradia, mas com acesso a comércios, escolas, lazer, saúde, cultura, tudo isso a poucos metros de casa”, explica o especialista imobiliário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.