15/03/2024 às 19h01min - Atualizada em 15/03/2024 às 19h01min

Museu Catavento no Shopping

Mostra do maior museu de Ciências da América Latina tem entrada franca e pode ser conferida pela primeira vez em Goiânia

Rovilson Barbosa
A mostra do Museu Catavento, disponível até o dia 30 de março, no Átrium – piso 2, do Flamboyant Shopping é um convite para entender mais sobre diferentes áreas do conhecimento a partir de instalações de Física, Biologia e Astronomia. No local são apresentados 14 experimentos científicos muito interativos. É possível, por exemplo, arrepiar os cabelos em uma das atrações preferidas do Museu Catavento, o “Gerador de Van de Graaff”; sentar-se num banco feito de pregos sem se machucar; conhecer um Praxinoscópio, considerado o avô do cinema; e entender um pouco mais sobre a rotação dos planetas ao redor do Sol no experimento "Poço gravitacional".  O circuito tem duração média de 20 minutos.
 
O evento tem entrada franca e é fruto de uma parceria entre o Instituto Flamboyant e o Museu Catavento, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  A exposição funciona diariamente das 14h às 20h. Aos sábados, o horário é ampliado, das 10h às 22h. Os visitantes contam com o apoio de monitores treinados especialmente para ampliar o conhecimento e interagir com os experimentos.
 
Outra novidade é que o Instituto Flamboyant oferece horários exclusivos para atender escolas em visitas guiadas. As informações sobre horários e capacidade podem ser obtidas no telefone 62. 3546-2058 ou email [email protected].
 
 
Conheça os 14 experimentos da exposição Catavento no Flamboyant Shopping – Museu de Ciências 
Gerador de Van de Graaff 
Uma das instalações mais famosas em museus de ciências em todo o mundo é inspirada no equipamento projetado e desenvolvido por Robert Jemison Van de Graaff em meados de 1929. O reconhecido engenheiro americano se dedicou ao estudo e pesquisa da Física atômica. 
 
Bancada dos Venenosos
Que tal perceber como os insetos são cheios de detalhes? Com a ajuda de mockups os visitantes conseguem observar detalhes como pelos, patas e antenas adquirindo um novo olhar em relação a animais pequenos. 
 
Sol
A estrela que garante as condições necessárias para que o planeta Terra possa abrigar a vida é apresentada nesta exposição com riqueza. Entre os detalhes, o modelo aborda a composição do sol, temperatura e influência sobre os planetas, em especial sobre a Terra.
 
Terrário
Nesse experimento é possível observar os ciclos naturais que ocorrem no planeta a exemplo da fotossíntese. A interatividade fica por conta de um garrafão capaz de reproduzir um microecossistema em perfeito equilíbrio e completamente autossuficiente a partir da luz solar.
 
Pêndulo de Newton
Que tal verificar o fenômeno físico conhecido como "Momento Linear"? Na atividade, o visitante ergue uma das bolinhas das extremidades, que é solta em seguida. Ao colidir com as bolinhas paradas a energia é transferida uma a uma chegando até a bolinha da outra extremidade. Como resultado, as bolinhas se erguem e caem formando um ciclo repetitivo. 
 
Pilha Humana
Essa instalação permite entender o funcionamento de uma pilha. O visitante pode colocar as duas mãos sobre as placas de zinco e cobre do experimento, percebendo a condução de elétrons de uma placa para outra através do corpo. Essa condução de elétrons é chamada de corrente elétrica e a intensidade pode ser verificada diretamente de um ponteiro analógico chamado de amperímetro. 
 
Poço Gravitacional 
Entender um pouco mais sobre a rotação dos planetas ao redor do Sol é o convite desse experimento, O "Poço gravitacional" é capaz de demonstrar as trajetórias dos planetas ao redor Sol ou as trajetórias de um satélite ao redor de um planeta, dando uma melhor percepção de movimentos que regem o Universo. 
 
Painel de Pinos
Ao empurrar os pinos na parte traseira com o próprio corpo o visitante pode facilmente criar figuras em 3D. Nessa atividade, os pinos plásticos da instalação são comparados aos pixels de uma TV, onde quanto mais pinos, maior o nível de detalhes na figura formada. 
 
Pista de Embriaguez
O efeito visual da embriaguez é representado nessa atividade. A partir do uso de óculos especiais, o desafio é tentar andar na pista sem encostar nos obstáculos. A dinâmica ilustra o motivo pelo qual álcool e direção não combinam. 
 
Bicicleta 
Nesse experimento, quanto maior a velocidade nos pedais mais energia será gerada. O resultado é a criação de energia limpa que pode ser utilizada para ligar diversos aparelhos elétricos.
 
Praxinoscópio
O “pai do cinema” é uma instalação que projeta nos espelhos retangulares imagens coladas em uma superfície cilíndrica. Ao girar todo o sistema é criada uma ilusão de movimento. 
 
Globo interior do Núcleo
A instalação traz as três principais camadas que formam o interior do planeta - Núcleo, Manto e Crosta -, que se diferenciam por composição, temperatura e pressão.
 
Banco de Pregos
Os visitantes que fizerem uso desse experimento não sentirão seus corpos serem perfurados. Uma vez que o peso é distribuído em todas as pontas dos pregos, se reduz a pressão que um único prego é capaz de proporcionar. É uma ilustração espetacular da situação que um faquir experimenta. 
 
Água e Óleo
Divertida e interativa, a instalação possibilita que o visitante descubra porque esses dois líquidos, mesmo estando no mesmo recipiente, não se misturam.
 
Serviço:
Museu Catavento no Flamboyant Shopping – Museu de Ciências
Período: 4 a 30 de março de 2024
Horário: segunda a sexta, e aos domingos, das 14h às 20h. Aos sábados das 10h às 22h.
Local: Atrium – piso 2 do Flamboyant Shopping – Av. Jamel Cecílio, 3.300 – Jardim Goiás
Classificação etária: livre para qualquer idade (crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis)
Capacidade: 15 pessoas por turma 
Informações: 62. 3546-2058 [email protected] e @institutoflamboyant
Aberto ao público  
 
Redes sociais do museu:
Facebook: @cataventocultural
Instagram: @museucatavento
Twitter: @museucatavento
Youtube: Museu Catavento  
 
Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
 
Sobre o Instituto Flamboyant
Desenvolvimento humano por meio de valores que se conectam às pessoas, novas propostas de autoconhecimento, apreciação da arte, do esporte e da cultura. Com esse compromisso, o Instituto Flamboyant, fundado em 2004 pelo Grupo Flamboyant, tem atuado para fortalecer ainda mais, os inúmeros projetos de responsabilidade social do Grupo Flamboyant. 
Focando principalmente em pessoas, atualmente são oferecidos nove campos específicos, todos fundamentados em valores humanos como Humanismo, Entusiasmo, Inovação, Excelência e Perpetuidade.  
 
Mais do que ofertar conhecimento, promover cursos e compartilhar experiências de vida, o Instituto Flamboyant acredita que saúde da mente e inteligência emocional estão diretamente ligadas ao processo único de desenvolvimento individual. Por isso, investe na formação do Ser Integral, apontando caminhos para o despertar espiritual, saúde física, clareza mental, equilíbrio e autoconhecimento. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.