17/04/2024 às 18h08min - Atualizada em 17/04/2024 às 18h08min

Destaque no sudoeste goiano, marcas premium voltam os olhos para Jataí

Jataí foi classificada como um dos destaques do ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, ocupando o 13° lugar geral no levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Grupo Soares escolhe cidade para lançar sua marca premium de materiais de acabamento para construção

Composta por 18 municípios no total, a região sudoeste do Estado de Goiás tem se consolidado cada vez mais e mostrado sua força. Classificada pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), como uma microrregião de alta renda, ela vai bem além do agronegócio e agrega cidades como Rio Verde, Jataí, Mineiros e Caiapônia. E, ao contrário do que muitos pensam, cerca de 90% de sua população é residente em área urbana. 


Uma das cidades da região que se destaca em seu crescimento é Jataí. Uma das maiores em extensão territorial, em população e uma das maiores economias goianas. Dentro da microrregião, o município é o quarto em maior território, fica atrás somente de  Mineiros, Caiapônia e Rio Verde, e é o segundo em população, com mais de 105 mil habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022; sendo a primeira Rio Verde com mais de 225 mil habitantes. 

Com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 77.472,  o município jataiense, que está perto de completar 129 anos, se consolidou com uma das economias mais pujantes do estado. Sua produção de riqueza não para de crescer. Para se ter uma ideia, em 2020 o PIB per capita da cidade era de pouco mais de R$ 58 mil. Em 2023, a cidade foi classificada como um dos destaques do ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, ocupando o 13° lugar geral no levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

A força do agronegócio na cidade impulsiona toda a economia local, servindo como motor para diversas atividades nas áreas industrial, comércio, construção civil e serviços, gerando mais renda e emprego para a população. No ano de 2023, até novembro, a cidade teve um saldo positivo de mais de 1.700 novas vagas de emprego formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. E uma das grandes razões para que a cidade passe a chamar mais atenção para seu desenvolvimento é o crescimento populacional. O Censo de 2010 registrava cerca de 88 mil habitantes na cidade e atualmente o número passa de 105 mil pessoas. 

A arquiteta Fernanda Ferreira ocupou uma destas novas vagas. Ela é a head da operação de uma nova loja especializada em materiais de acabamento para construção e produtos relacionados, inaugurada na cidade em janeiro último. Ela trabalha na cidade há alguns meses e se surpreendeu com a dinâmica econômica da cidade. “Jataí em nada lembra uma cidadezinha do interior. É pujante e tem um comércio muito forte. É um local em que encontramos uma gama muito ampla de serviços com qualidade, como por exemplo, na área de saúde e alimentação. E além disso, está em um processo muito ativo de verticalização, para que seu crescimento seja ordenado, então percebo que seu crescimento só tende a acelerar”, comenta a profissional. 


Por que Jataí?

Esse crescimento da cidade goiana tem sido um forte atrativo para que empresas direcionem investimentos para instalar operações no município. Um exemplo é o Grupo Soares, empresa com 57 anos de atuação no Estado de Goiás em diversas frentes como venda de materiais de construção, agronegócio, incorporação imobiliária e tecnologia. De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Grupo, Marcelo Camorim, o potencial econômico da cidade foi o principal motivo que levou o Grupo Soares a apostar no município, que inclusive é um pólo de compras para cidades do entorno como Mineiros e Chapadão do Céu. 

A empresa inaugurou em Jataí a primeira unidade de sua nova marca: a Essence. Uma loja conceito que tem o propósito de atender de forma diferenciada os consumidores que precisarem de produtos específicos para acabamento, como louças, metais, pisos e porcelanatos, pedras e complementos para obras, como frisos, perfis; além de oferecer também produtos para o lar, por meio de uma parceria com a marca Tramontina, como fogão, coifas, geladeiras, lava-louças. 

Segundo Camorim, a nova marca integra o plano de diversificação e inovação desenvolvido pela companhia dentro do planejamento estratégico do grupo. A empresa avalia que a Essence tem o potencial de incrementar um crescimento médio de 20% ao ano nos resultados gerais do Grupo. “Esta é a primeira unidade desse projeto que deve crescer muito. Temos a perspectiva de chegar a até 10 lojas nos próximos cinco anos; sendo que a segunda unidade já está prevista para ser instalada ainda em 2024”, completa o presidente do Conselho.  

Com a loja conceito, a ideia da marca é atender um público diferente do que já atendem em seus outros segmentos e criar novas oportunidades de negócios. Fernanda Ferreira explica que o local foi preparado para estreitar parcerias com os arquitetos e gerar aproximação com os clientes. “Investimos na prestação de serviços diferenciados com a proposta de acolher todo o público da região, oferecendo inclusive um ambiente pensado para facilitar até o receptivo do arquiteto com seus clientes. Essa é a ideia da Essence: que a nossa loja seja um anexo do escritório do arquiteto. Temos inclusive uma cozinha funcional, uma sala para apresentação de projetos e uma projetista para tirar dúvidas e dar orientações para os consumidores”, relata ela.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.