Atividade acontecerá neste sábado (1º), das 9h às 18h, na Vila Cultural Cora Coralina, durante o Elysium - Encontro Goiano de Jogos e RPG. Além de jogar o board game goiano “Biomas: Cerrado”, de forma gratuita, público terá a oportunidade de aprender o jogo diretamente com o game designer Thiago Bastos
Neste sábado (1°), o público terá a chance de conhecer de perto o board game goiano "Biomas: Cerrado", um jogo de tabuleiro que convida os participantes a se tornarem estudiosos do bioma Cerrado, aprendendo sobre seus animais, árvores e frutos de forma divertida e envolvente. Será promovida uma mesa de exibição e teste para compor o lançamento do jogo, das 9h às 18h, na Vila Cultural Cora Coralina, como parte da programação do Elysium - Encontro Goiano de Jogos e RPG.
Na ocasião, além de conhecer e jogar “Biomas: Cerrado”, de forma gratuita, o público terá a oportunidade única de aprender o jogo diretamente com o seu idealizador Thiago Bastos, também conhecido como Tintreiro. O ilustrador, designer gráfico e game designer estará presente para explicar pessoalmente as regras e a essência do jogo. Os interessados também poderão comprar o board game no evento e levar o jogo para casa na hora, sem precisar esperar pela entrega ou pagar pelo frete, já que ele será vendido apenas em lojas virtuais posteriormente.
Sobre o jogo Biomas: Cerrado Com uma didática simples e acessível, "Biomas: Cerrado" é destinado a dois jogadores, que competem para se tornarem os maiores especialistas da região. A ordem de jogar, os movimentos e a quantidade de cartas que podem ser estudadas são definidos por meio de um baralho de ações único para cada jogador. O objetivo é montar conjuntos de 3 cartas do mesmo tipo (animais, árvores ou frutos), seja com todas iguais ou todas diferentes.
Thiago Bastos, o idealizador do jogo, conta que durante o processo de criação, ele se aprofundou na rica cultura das espécies do Centro-Oeste. “Estudei todas as espécies e analisei seus detalhes para as transformarem, da melhor forma possível, em ilustrações”, revela.
Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, cada carta traz curiosidades selecionadas, permitindo que os jogadores aprendam enquanto jogam. As raridades das cartas também refletem a realidade, com os animais mais raros do jogo sendo os mais ameaçados de extinção, por exemplo.
Além do mais, para garantir a acessibilidade, os tipos de cartas foram divididos por cores e cada cor recebeu um símbolo complementar para que todos, inclusive pessoas daltônicas, possam identificá-las facilmente. O jogo conta ainda com três módulos avançados, que podem ser jogados em conjunto ou separadamente, para os jogadores mais experientes.
Sobre o Elysium Entre os dias 31 de maio e 02 de junho, a Vila Cultural Cora Coralina será palco para o Elysium - Encontro Goiano de Jogos e RPG. Com entrada gratuita, o evento contará com palestras, oficinas, mesas de RPG e espaço para exposição com o propósito de ser um amplo espaço para hobbistas se encontrarem, jogarem e também conhecerem obras literárias e de cultura geek. O público também terá à disposição mais de 20 opções de jogos de cartas, tabuleiro e estratégia para se divertir. A programação é organizada por membros da Confraria dos Mestres, grupo que reúne mestres de RPG e designer de jogos há quase duas décadas em Goiânia, e conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás de 2023, por meio do Edital 6 de Fomento à Cultura Digital e Jogos. Mais informações podem ser obtidas no instagram @encontroelysium.