Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o naturalista, pesquisador e ornitólogo Estevão F. Santos ministrará a palestra "Mato Grosso Goiano: composição e degradação", no contexto da exposição "Eu Não Vou Passar Em Branco" do artista visual Kboco. O evento, que é aberto ao público, terá início às 19h no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita.
A programação terá início com uma visita guiada, conduzida por Kboco e Estevão, pela exposição, que reúne 135 obras em técnicas e suportes variados que exploram a intersecção entre o ambiente urbano e a natureza. Com curadoria de Felipe Scovino, a mostra apresenta assemblages, esculturas, pinturas em madeira e intervenções site-specific que dialogam com o espaço expositivo do museu e incorporam elementos do cerrado e do orientalismo.
Em seguida, Estevão dará início à palestra, que abordará a história ambiental, aspectos da biodiversidade e o processo de ocupação que levou à degradação do “Mato Grosso Goiano”, uma antiga região de floresta tropical situada no meio do Cerrado. Com mais de uma década de pesquisas de campo no Cerrado, o pesquisador, cujos estudos com aves resultaram em dezenas de artigos, palestras e conferências de renome internacional, tem se dedicado com afinco a investigar o passado, a composição e o desaparecimento dessa paisagem.
Em sua apresentação, ele compartilhará os achados das investigações históricas e bibliográficas realizadas em diversos acervos do mundo sobre o tema, bem como as descobertas das numerosas expedições conduzidas nos últimos vestígios do “Mato Grosso Goiano”, que ainda guardam valiosos testemunhos do passado do Cerrado e da natureza brasileira.
A visitação de ‘Eu Não Vou Passar Em Branco’ é gratuita e pode ser realizada até 29 de setembro, todos os dias da semana, das 14h às 20h. A mostra é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.