11/12/2024 às 09h44min - Atualizada em 11/12/2024 às 09h44min
Feira de Artes reunirá linguagens artísticas variadas com entrada gratuita, dias 14 e 15 de dezembro
A Vila Cultural Cora Coralina receberá a POP, que contará com estandes de artes gráficas, fotografia, moda, design, mobiliário, artesanato, histórias em quadrinhos, paisagismo, gastronomia e artes visuais.
A Vila Cultural Cora Coralina receberá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024, a primeira edição da POP – Feira de Artes, com entrada gratuita, das 11 horas às 21 horas (sábado) e até às 19 horas (domingo). Quem quiser, poderá colaborar com a campanha de arrecadação de leite para a Organização das Voluntárias de Goiás - OVG, doando 1 litro.
A POP – Feira de Artes contará com cerca de 35 estandes destinados às artes gráficas, fotografia, moda, design, mobiliário, artesanato, histórias em quadrinhos, paisagismo, gastronomia e artes visuais.
O evento visa apresentar ao público a diversidade da produção artística goiana (com a presença de convidados nacionais) dentro de uma lógica não-elitista, com obras de qualidade indiscutível e, ainda assim, acessíveis economicamente. “É um evento para toda a família, para quem gosta de colecionar arte e se interessa por cultura pop em geral. Além de ser uma boa opção para os presentes de Natal", diz um dos produtores do evento, Márcio Jr., da MMarte Produções.
Dentre os expositores já confirmados estão: Coletivo Pequi com Quadrinhos (Karolyne da Rocha Bastos e Cátia Ana), Ebert Calaça, Edições Motim, Entre-Imagens: Laboratório experimental de Cinema e Arte da UEG, Katira (Alex Almeida), Mandrake Comic Shop, Marcelo Peralta, Monstro Discos, Morgandolândia (Mônica Morgana da Silva Gomes), Nebuladen (André Luiz Peixoto Silva), Renato Reno, Tatianny Leão, Tiago Paiva, Tiago Palma e Tio Arte (Rogério Freitas de Lima).
Cinema
O evento recebe, ainda, uma mostra especial da CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico, que exibirá 4 filmes da Troma Latin America Festival Part III: Surfistas nazistas devem morrer (Direção: Peter George/ EUA), Tromeo & Julieta (Direção: Lloyd Kaufman/ EUA), A tempestade da Troma (Direção: Lloyd Kaufman/ EUA) e Sargento Kabukiman (Direção: Lloyd Kaufman e Michael Herz/ EUA). Todos os filmes têm classificação indicativa para 18 anos. Os filmes serão exibidos tanto no sábado quanto no domingo, a partir das 16 horas.
A “Troma Latin America Festival Part III” está sendo exibida durante o mês de dezembro em cidades do Brasil, Argentina e Chile, celebrando os 50 anos da Troma.
No Brasil, está em cartaz no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, homenageando o clássico “Tromeo & Julieta”, adaptação da obra de William Shakespeare no melhor estilo "tromático", dirigido por Lloyd Kaufman com roteiro de James Gunn (Guardiões da Galáxia). O filme marca o pré-lançamento do livro escrito por Kaufman e James Gunn, publicação inédita no país pela editora MMArte: “All I Need to Know about Filmmaking I learned from The Toxic Avenger: The Shocking True Story of Troma Studios”.
Troma
Fundada em 1974 por Lloyd Kaufman e Michael Herz, a Troma Entertainment, o estúdio independente mais antigo na América do Norte, é mundialmente famosa por produzir clássicos como “The Toxic Avenger, "Poultrygeist", "Class of Nuke 'Em High", Charles Kaufman's "Mother's Day" e “Cannibal: The Musical” de Matt Stone e Trey Parker (criadores do South Park). O festival tem a curadoria de Fábio Vellozo (@vellozofabio), Gurcius Gewdner (@gurcius) e Flavio Barboza (@decastro.flavio), time do Belas Artes, Crash, Nexo Cinema, Cine Lumiere.
------------- SINOPSE DOS FILMES
Surfistas nazistas devem morrer (Surf Nazis Must Die) de Peter George. Estados Unidos, 1987. Com Barry Brenner, Gail Neely, Michael Sonye. 83’. Legendas em português. Exibição em MP4(H.264). Classificação indicativa 18 anos.
Sinopse: Em algum momento no futuro próximo, um grande terremoto devastou toda a costa da Califórnia. Enquanto os sobreviventes tentam reorganizar suas vidas, uma nova e mais aterrorizante ameaça surge – a ascensão de um Reich miserável que realmente balança a escala Richter! As belas praias agora são governadas por gangues implacáveis… e as gangues são governadas pelos SURF NAZIS! Apenas uma pessoa é poderosa o suficiente... querida o suficiente... corajosa o suficiente para detê-los! Ela é dura... ela é perigosa... ela tem quadris largos e força de vontade... ela é a mamãe de Leroy! E enquanto ela estiver viva – os SURF NAZIS DEVEM MORRER! A saga corajosa da devoção eterna de uma mãe e busca por justiça se torna uma onda de ação e destruição!
Tromeo & Julieta (Tromeo & Juliet) de Lloyd Kaufman. Estados Unidos, 1996. Com Jane Jenson, Will Keenan, Valentine Miele, Steve Gibbons, Sean Gunn, Joe Fleishaker, Lemmy Debbie Rochon. 107′. Exibição em MP4(H.264). Classificação indicativa 18 anos.
Sinopse: Todos os piercings no corpo, sexo perverso e acidentes de carro que Shakespeare queria mas nunca teve! Junte-se a Tromeo (Will Keenan), Juliet (Jane Jensen) e Lemmy dos Motorhead enquanto viajam pelos subterrâneos de Manhattan em busca do clímax do amor, da violência e do American Way. O insano diretor Lloyd Kaufman subverte a obra de William Shakespeare em uma versão hardcore de Romeu e Julieta. Escrita pelo então jovem roteirista James Gunn, antes de se transformar num diretor badalado por filmes como “Guardiões da Galáxia”, a trama é repleta de elementos que fizeram a fama da produtora independente Troma: escatologia, humor anárquico, gore e violência nonsense. A presença de Lemmy Kilmister (da banda Motorhead) como narrador da trama, torna a história ainda mais surreal. O slogan do filme na época de seu lançamento anunciava: “Body Piercing, Kinky Sex, Dismemberment. The Things That Made Shakespeare Great”.
A tempestade da Troma (Shskespear's Shitstorm). 2022, 108 min, Comédia, Terror, EUA, 18 anos, cor, idioma: inglês (legendado). Direção: Lloyd Kaufman
Sinopse: A epidemia de opióides está destruindo a América. O lendário diretor Lloyd Kaufman celebra os 45 e os 50 anos de Troma na produção de filmes, ao enfrentar a Big Pharma, vício e a intolerância das redes sociais em #ShakespearesShitstorm. A Troma Entertainment e o lendário diretor Lloyd Kaufman incorporam o Bardo nesta adaptação depravada de “A Tempestade”. Kaufman assume o papel de Próspero, aqui um cientista maluco em desgraça que se vinga das pessoas que o traíram, atraindo-as para o lugar mais estranho da Terra: Tromaville, Nova Jersey! O filme é tão sarcástico, mordaz, grosseiro e hilário quanto todas as de Troma, mas também impressiona como uma celebração agridoce do cinema independente e da carreira louca e ilustre de Kaufman.
Sargento Kabukiman (Sgt. Kabukiman NYPD). 1990, 105min, Comédia, Ação, Japão, EUA, 14 anos, cor, idioma: inglês (legendado). Direção: Lloyd Kaufman e Michael Herz.
Sinopse: Sushi fatal, hashis letais e tão americano quanto a violência! O Sargento Harry Griswold, um policial de Nova York, se transforma no herói super-humano mais incomum do mundo.