A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, usa, a partir desta segunda-feira (28), uma estrutura maior nos drive-thrus de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 65 anos. Os postos atendem apenas moradores que estiverem em carros, motos ou bicicletas (veja os endereços ao fim do texto).
Segundo a prefeitura, o drive-thru da Cidade Administrativa contava com apenas duas tendas, agora possui 12, sendo oito filas para triagem e quatro para a vacinação. Já a unidade do Centro de Especialidades, que também contava com apenas duas tendas, agora deve funcionar com nove, sendo seis filas para triagem e três para vacinação.
De acordo com o órgão, o objetivo é dividir as filas e acelerar o fluxo de vacinação, diminuindo o tempo de espera dos idosos. A prefeitura ainda informou que estuda a abertura de novos postos de vacinação na modalidade pedestre, que atualmente é feita apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nas UBSs, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, mas é necessário fazer agendamento. Já nos pontos drive-thru, a vacinação também ocorre durante toda a semana, das 8 às 19h, mas não é necessário marcar dia ou horário.
O agendamento da vacina em unidades de saúde pode ser feito pelo aplicativo de celular “Saúde Aparecida”, para quem tem sistema Android. O aplicativo, no entanto, não funciona para quem tem IOS, e, neste caso, o agendamento deve ser feito pelo site da prefeitura.
Drive-thru - não precisa de agendamento
Primeira dose:
Segunda dose:
Postos comuns – aplicação precisa ser agendada por meio do app Saúde Aparecida
Até domingo (28), Aparecida já tinha aplicado mais de 45 mil doses de vacina contra a Covid-19, sendo 33.161 referentes à primeira dosagem e 12.580 referentes à segunda, de acordo com balanço da SMS.
Fonte: G1 Goiás.