Os nomes de cinco hospitais tradicionais de Goiás foram alterados. Segundo o governo, a mudança faz parte do um decreto de reorganização do Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás e tem o intuito de padronizar a identificação dos hospitais que não atendem apenas casos de urgência.
O decreto, que já está em vigor, foi publicado na quarta-feira (11) e altera, ao todo, o nome de 18 unidades de saúde. “Existia a cultura de que os hospitais estaduais eram apenas hospitais de urgência e não são. Essa nomenclatura mudará o nome de alguns deles, não todos, pois eles farão cirurgias eletivas também”, explicou o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com as alterações, os hospitais que já ofereciam serviços além de atendimentos de urgência, como diagnósticos, cirurgias eletivas, internações clínicas, cirúrgicas e de terapia intensiva, passaram a compor a rede estadual.
Com esta mudança, também terão de ser alteradas as identificações institucionais, como crachás e placas de orientação, o que vai gerar gastos.
Hospitais que terão os nomes alterados:
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Hospital de Urgências de Goiânia - HUGO no Setor Pedro Ludovico em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1