16/09/2021 às 11h57min - Atualizada em 16/09/2021 às 11h57min
Incêndio na Chapada dos Veadeiros é combatido próximo ao Rio dos Couros
Fogo chega ao quinto dia na região O incêndio na região da Chapada dos Veadeiros chega ao quinto dia seguido na manhã desta quinta-feira (16/9). De acordo com o coordenador da força-tarefa, o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, do Corpo de Bombeiros, o combate ao fogo se concentra na região do Vale do São Miguel. Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam na contenção das chamas. "Hoje essa é a (região) que se econtra mais próxima do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros", detalha o capitão. A corporação atua na contenção às chamas na manhã de hoje com 35 bombeiros especialistas em combate a incêndio florestal, na Região do Rio dos Couros, próximo ao local onde fica a Cachoeira dos Couros. De acordo com Araújo, a linha de fogo no local chega a cerca de oito quilômetros na vegetação. O coordenador da força-tarefa explica que o trabalho nesta quinta-feira é o de conter o avanço do fogo para evitar que as chamas atinjam as fazendas da região. Segundo o capitão, a intenção garantir a integridade física dos moradores e do rebanho criado nas propriedades próximas à área do incêndio. "Paralelamente a isso, estamos tentando avançar para debelar as linhas de incêndio naquela região."
Quarta-feira (15/9) Na noite de ontem (15/9), os bombeiros informaram que o incêndio que ameaçava o Parque Estadual Águas do Paraíso foi controlado, inclusive no trecho que ameaçava as proximidades da Cachoeira dos Couros. "O Rio dos Couros era a última barreira natural que separava o fogo do Parque Estadual Águas do Paraíso. Diante de um trabalho hercúleo dos combatentes do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, conseguimos debelar essa gigantesta linha de incêndio que ameaçava o parque e a Cachoeira dos Couros", descreve o capitão.
Focos controlados Na noite de quarta-feira, dois focos de incêndio continuavam a queimar a região. Uma delas na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, que fica entre o distrito de São Jorge, em Alto Paraíso, e o Parque Estadual Águas do Paraíso. A outra área em que o fogo continuava atingir ontem era a região de Boa Vista, que contou com atuação de equipe do ICMBio no combate às chamas, "uma região que se o fogo passar oferece risco aos atrativos turísticos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros". Nas duas áreas citadas pelo coordenador da força-tarefa, o trabalho de ataque terrestre às chamas e o uso dos aviões resultaram no controle do incêndio na APA Pouso Alto e na região de Boa Vista. "Durante a noite, as equipes continuaram em campo. E nós, da base operacional, traçaremos estratégias para quinta-feira", afirma Araújo. Fonte: A Redação