02/04/2022 às 23h23min - Atualizada em 03/04/2022 às 00h00min

TJ-SP lança projeto que busca abrir as portas da cultura para crianças que vivem em abrigos

Este sábado foi o lançamento do projeto Apadrinharte, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é proporcionar acesso ao lazer e a cultura a mais de 8 mil crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento do estado.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/04/02/tj-sp-lanca-projeto-que-busca-abrir-as-portas-da-cultura-para-criancas-que-vivem-em-abrigos.ghtml
Este sábado foi o lançamento do projeto Apadrinharte, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é proporcionar acesso ao lazer e a cultura a mais de 8 mil crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento do estado. Tribunal de Justiça de São Paulo lança hoje o projeto Apadrinharte
O Tribunal de Justiça de São Paulo lançou, neste sábado (2), um projeto que busca abrir as portas da arte e da cultura para as crianças que vivem em abrigos.
A maioria nunca teve a oportunidade de pisar em um teatro. Quando a criançada soube o que estava reservado para elas foi aquele misto de surpresa com alegria. “Eu fiquei chocada com a notícia. Foi a notícia mais impressionante que eu já tive”, disse Maria Eduarda, de 11 anos.

A Joana, de 10 anos, também estava feliz com o sábado diferente, só que um tanto desconfiada.
Repórter: Você gosta de palhaço?
Joana: Eu não.
Repórter: Você tem medo de palhaço?
Joana: Tenho.
Mas, logo em seguida, quando os Doutores da Alegria subiram ao palco, a cisma da Joana trocou de lugar com o sorriso.
Repórter: Acabou o medo de palhaço?
Joana: Sim.
Depois de mais ou menos uma hora de gargalhadas fica até difícil escolher a parte mais legal do espetáculo.
Este sábado foi o lançamento do projeto Apadrinharte, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é proporcionar acesso ao lazer e a cultura a mais de 8 mil crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento do estado. Mas para dar certo, para o projeto vingar mesmo, todo apoio é bem-vindo.
Ajuda que pode vir de empresas e pessoas de todo o país.
“A gente às vezes toma isso como luxo, como algo que poucas crianças têm acesso, crianças das classes mais altas, mas na verdade cultura é um direito da criança e a gente precisa necessariamente levar esse direito para todas as crianças para todos os adolescentes”, destaca Iberê Dias, juiz da Vara da Infância.
Coube ao advogado Evaristo Martins a honra de ter sido o primeiro padrinho do projeto: “Eu não tenho dúvida de que o teatro é uma experiência transformadora, que transcende qualquer tipo de atividade. É uma experiência que dura para o resto da vida”.
Difícil saber para quem o sábado foi mais especial. “É uma sensação de absoluta realização profissional. A realização dos juízes da vara e da infância sempre tem relação com sair dos fóruns e ir até os locais onde a gente consiga implementar todos os direitos da Constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz o juiz.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/04/02/tj-sp-lanca-projeto-que-busca-abrir-as-portas-da-cultura-para-criancas-que-vivem-em-abrigos.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.