06/04/2022 às 23h32min - Atualizada em 07/04/2022 às 00h00min

Greve dos metroviários continua e já dura 17 dias; não há previsão para retorno total do serviço

Sindicato que representa a categoria alega falta de negociação por parte do governo federal.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/04/06/greve-dos-metroviarios-continua-e-ja-dura-17-dias-nao-ha-previsao-para-retorno-total-do-servico.ghtml

Sindicato que representa a categoria alega falta de negociação por parte do governo federal. Metrô da capital segue sem previsão de retorno total das operações.
Reprodução/TV Globo
Metroviários de Belo Horizonte decidiram, nesta quarta-feira (6), manter a greve da categoria. A mobilização já dura 17 dias. A medida foi anunciada após mais uma assembleia que discute o futuro profissional dos servidores.
De acordo com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), o governo federal não sinalizou abertura para negociações. Sem avanço na pauta apresentada pelos trabalhadores, o metrô vai continuar operando apenas das 10h às 17h.
Reivindicações
Os metroviários querem a manutenção dos empregos e que o governo federal desista da resolução 206, que regulamenta o processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais. A empresa administra o metrô em Belo Horizonte.
Durante a greve, o metrô está circulando das 10h às 17h, apesar de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determina o funcionamento do serviço nos horários de pico, das 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h. A Justiça estabelece multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento.
Entenda a greve
O movimento foi iniciado no dia 21 de março. Os trabalhadores são contra a privatização do metrô e reivindicam a garantia dos empregos ou, pelo menos, que possam ser realocados para outras unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) caso ocorra a desestatização.
"Os funcionários da empresa são todos concursados e boa parcela deles estão para se aposentar. Apesar disso, o governo, com a privatização, não garantirá a estabilidade do emprego para os trabalhadores", diz o Sindimetro-MG.
Greve dos metroviários em BH já dura 11 dias; servidores decidiram manter paralisação por tempo indeterminado
Metrô de Belo Horizonte: Conselho aprova condições de desestatização da CBTU em MG
Governo federal muda previsão, e leilão do metrô de BH é adiado
Segundo a CBTU-BH, cerca de 70 mil usuários são prejudicados por dia pela greve. Em dias úteis normais, aproximadamente 100 mil passageiros usam o metrô. Na última terça-feira, foram mais de 30 mil.
O g1 Minas procurou a CBTU e aguarda retorno com o posicionamento da companhia.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/04/06/greve-dos-metroviarios-continua-e-ja-dura-17-dias-nao-ha-previsao-para-retorno-total-do-servico.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.