14/05/2022 às 22h40min - Atualizada em 15/05/2022 às 00h00min

Esquadrilha da Fumaça brasileira comemora 70 anos com show no ares

A Esquadrilha da Fumaça brasileira é a segunda mais antiga do mundo, fica atrás só do esquadrão norte-americano. Em sete décadas, 163 pilotos tiveram o privilégio de fazer as manobras.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/14/esquadrilha-da-fumaca-brasileira-comemora-70-anos-com-show-no-ares.ghtml

A Esquadrilha da Fumaça brasileira é a segunda mais antiga do mundo, fica atrás só do esquadrão norte-americano. Em sete décadas, 163 pilotos tiveram o privilégio de fazer as manobras. Esquadrilha da Fumaça comemora 70 anos com show no ares
Reprodução
A Esquadrilha da Fumaça comemorou 70 anos, neste sábado (14), com um show nos ares.
Acrobacias de tirar o fôlego. Os aviões chegam a mais de quinhentos 500 quilômetros por hora. E a habilidade dos pilotos garante manobras como uma em que a aeronave fica de cabeça para baixo. O voo invertido já rendeu três recordes mundiais.
A Esquadrilha da Fumaça brasileira é a segunda mais antiga do mundo, fica atrás só do esquadrão norte-americano. Em 70 anos de história, foram quase quatro mil apresentações em todos os estados brasileiros e também no exterior: 21 países.
Desde 2015, os pilotos voam no modelo A-29 Super Tucano. É um avião de caça, adaptado para fazer as manobras radicais.
"A grande diferença é que as aeronaves que estão posicionadas agora, na fronteira Norte e Oeste do país estão preparadas para o combate. Já as nossas aeronaves têm uma pintura comemorativa e escrevem no céu com fumaça", explica o tenente-coronel Garcia.
O 'Esquadrão de Demonstração Aérea', nome oficial da esquadrilha, surgiu em 1952 no Rio de Janeiro, quando instrutores de voo decidiram ousar nas manobras.
"Os instrutores, as intenções deles era realmente mostrar aos cadetes, as manobras e incutir neles a confiança na aeronave e nas manobras que eles iam realizar", diz Rafael Grote, capitão aviador.
Repórter: e deu super certo, né?
Grote: Deu super certo. Tanto que a gente faz até hoje
Desde 1980, a Academia da Força Área em Pirassununga, no interior de São Paulo, é a casa da Esquadrilha da Fumaça. Em sete décadas, 163 pilotos tiveram o privilégio de fazer as manobras.
"Desde pequeno eu gostava de aviação. Vibrava muito com a aviação. Então, realmente, hoje, eu me sinto assim, um sonho realizado", explica André Fontoura, piloto.
"É orgulho, é felicidade, é emoção, é lembrança. É tudo. É muito gostoso", exalta Celso Luiz Cardoso Vilareio, major reformado.
Há 70 anos a esquadrilha da fumaça escreve a história deixando o rastro que faz esse nome famoso no Brasil e no mundo.


Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/14/esquadrilha-da-fumaca-brasileira-comemora-70-anos-com-show-no-ares.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.