25/06/2022 às 23h40min - Atualizada em 26/06/2022 às 00h01min

Projeto social transforma favela em São José do Rio Preto (SP)

As inúmeras dificuldades de quem mora no local há anos vão ficar para trás. Para que essa transformação física comece, as 240 famílias, aproximadamente 670 pessoas, vão ser transferidas para casas temporárias alugadas.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/06/25/projeto-social-transforma-favela-em-sao-jose-do-rio-preto-sp.ghtml
As inúmeras dificuldades de quem mora no local há anos vão ficar para trás. Para que essa transformação física comece, as 240 famílias, aproximadamente 670 pessoas, vão ser transferidas para casas temporárias alugadas. Famílias da Favela de Marte, no interior de São Paulo, vão para moradias temporárias
No interior de São Paulo, em São José do Rio Preto, 240 famílias se preparam para uma grande mudança de vida.
O caminho é pela rua de terra. Até chegar em casa, o trajeto é longo, feito sempre a pé. O barraco da dona de casa Ana Ester Palhares é um dos mais afastados na Favela Marte. São dois anos e meio vivendo no local.
"Aqui a gente passa muito frio, porque a gente mora aqui embaixo e tem muito mato. Então, as crianças estão todo tempo gripadas e, se chove, alaga tudo, molha tudo, meus móveis. Eu não tenho mais nada, porque acabou tudo com a chuva", lamenta.
As inúmeras dificuldades de quem mora no local há anos - o cenário todo, os barracos, tudo isso vai ficar para trás, na história. Para que essa transformação física comece, as 240 famílias, aproximadamente 670 pessoas, vão ser transferidas para casas temporárias alugadas em Rio Preto e pagas pela ONG Gerando Falcões. Isso deve acontecer já na primeira semana de julho.
Psicólogos estão acompanhando esse processo de mudança promovendo rodas de conversa. Para tirar dúvidas dos moradores, uma equipe de advogados montou um plantão.
“Nós temos advogados que ficam diariamente atendendo a população e trazendo uma maneira de acalmá-los para que eles possam entender os direitos e deveres dentro dessa política de regularização fundiária”, afirma Renato Goes, coordenador do projeto.
“Por mais que vá ter uma mudança muito positiva na vida delas, gera muita insegurança, muitas incertezas e medos, e o meu objetivo é o fortalecimento”, explica Juliana Ferrari, psicóloga do projeto.
O projeto da Favela Marte começou em 2020 e envolve muitos parceiros, prefeitura, governos do estado, federal, iniciativa privada e também ONGs, como o Instituto Valquírias World, de Rio Preto. Um investimento de R$ 58 milhões.
“E agora chega esse momento tão esperado pelos moradores, que é o momento da moradia transitória, para que comece a construção dessas moradias dignas”, diz Amanda Oliveira, CEO e fundadora da Valquírias World.
Até o fim do mês de julho, todos os barracos devem ser demolidos para que as obras comecem; 240 vão ser construídas. Tudo deve ficar pronto no fim do ano que vem.
“A gente conseguiu um projeto que não vai só construir para nós a moradia digna, vai fazer uma transformação social em todas as famílias”, diz Benvindo Nery Pereira, CEO da Favela Marte.
“Todos esses barracos, essa imagem que representa o passado, a pobreza extrema, vai ser derrubada, barraco a barraco, e Marte vai se transformar em um grande canteiro de obras, de um grande empreendimento social para ter uma favela 3D - digital, digna e realmente desenvolvida”, explica Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.
Sabe a Ana Ester? Com a equipe do Jornal Nacional, pela primeira vez, ela visitou a casa onde vai morar, enquanto espera a dela ser construída. Paredes de concreto, lage, tudo bem diferente.
"Lá onde eu moro, meu Deus, eu nem dormia de preocupação com medo de cair o barraco. As crianças não podiam engatinhar, não podiam caminhar. E eu vendo tudo isso, nossa, é uma felicidade", diz.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/06/25/projeto-social-transforma-favela-em-sao-jose-do-rio-preto-sp.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.