01/07/2022 às 23h14min - Atualizada em 02/07/2022 às 00h01min

Sem proteína animal, hambúrguer de pinhão é opção vegana; aprenda a receita

Farinha feita com o pinhão, parte comestível da pinha, é base para hambúrguer, kibe, pão, bolo e outros pratos. A semente vem das araucárias e é fonte de renda para várias cidades mineiras.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/07/01/sem-proteina-animal-hamburguer-de-pinhao-e-opcao-vegana-aprenda-a-receita.ghtml

Farinha feita com o pinhão, parte comestível da pinha, é base para hambúrguer, kibe, pão, bolo e outros pratos. A semente vem das araucárias e é fonte de renda para várias cidades mineiras. Sem proteína animal, hambúrguer de pinhão é opção vegana; aprenda a receita
O Globo Repórter desta sexta (1º) explorou a Serra da Mantiqueira e mostrou as delícias gastronômicas da região.
O pinhão é a parte comestível da pinha, que vem das araucárias, e é fonte de renda para várias cidades mineiras. A cada cem gramas de pinhão, há 10 gramas de fibras, além de minerais, vitaminas do complexo B e C e ômega 6 e 9, que reduzem o colesterol ruim.
No sul de Minas, a época do pinhão vai de março a junho, mas a população costuma estocar para comer o ano inteiro, seja cozido, assado na brasa, ou nas mais variadas receitas.
Tem pão de pinhão, bolo, kibe, hambúrguer – ideal para substituir a carne – e até sobremesa, como o bombom de pinhão! Com leite condensado e calda de chocolate, nascem as bolinhas do bombom de pinhão – receita passada de vó para neto. Em Santa Rita do Passa Quatro, as delícias do pinhão garantem uma mesa colorida e variada.
Pratos feitos a partir da farinha de pinhão
Globo Repórter
A base das receitas é a farinha feita com o pinhão. Com ela, Dona Adriana faz a mistura para o hambúrguer. Confira em vídeo e, abaixo, os detalhes da receita:
Farinha de pinhão
Globo Repórter
Ingredientes:
Pinhão
Farinha de aveia
Cebolinha
Cebola
Alho poró
Água
Modo de preparo:
Junte a cebolinha, a cebola e o alho poró no processador, com sal, farinha de pinhão – que é antes cozida e triturada – e farinha de aveia. Pode colocar um pouco de água para dar uma liga melhor, caso fique um pouco duro. Depois, pegue pequenas quantidades da massa e amasse para fazer o hambúrguer.
Hambúrguer de pinhão
Globo Repórter

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/07/01/sem-proteina-animal-hamburguer-de-pinhao-e-opcao-vegana-aprenda-a-receita.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.