09/07/2022 às 23h10min - Atualizada em 10/07/2022 às 00h01min

Música clássica volta a emocionar o público no Festival de Inverno de Campos de Jordão, SP

A programação musical volta a ser presencial, com vários palcos que trazem apresentações até o fim de julho.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/09/musica-classica-volta-a-emocionar-o-publico-no-festival-de-inverno-de-campos-de-jordao-sp.ghtml
A programação musical volta a ser presencial, com vários palcos que trazem apresentações até o fim de julho. Festival de Inverno de Campos do Jordão volta a ser presencial
O Festival de Inverno de Campos do Jordão voltou a ser presencial, com orquestras se apresentando nos principais pontos turísticos da cidade até o fim do mês.
O som da flauta foi ao encontro do Felipe Moreira num lugar onde os acordes clássicos parecem estar distantes.
"Eu sou criado numa periferia, numa periferia de São Paulo, na Zona Leste. E lá, o acesso à música é muito escasso, é muito restrito", conta Felipe Moreira.
O talento que surgiu na periferia ganhou espaço em um dos maiores eventos de música clássica do mundo, o Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Orquestras do Brasil e do mundo se apresentam em diferentes pontos da cidade. Uma celebração depois de períodos tão difíceis.
"A gente esperava o momento de retornar ao público, de mostrar o que a gente faz nos ensaios para o público, enfim", afirma o maestro César Pimenta.
Na última edição, as apresentações ao ar livre ficaram de fora da programação oficial, por causa da pandemia. Mas este ano, a maior parte dos concertos será num dos pontos turísticos mais movimentados da cidade.
Há 52 anos, o Festival de Inverno de Campos do Jordão tem como objetivo aproximar o maior número de pessoas da música clássica. E são nos concertos ao ar livre que as histórias de quem está assistindo, se cruzam com muitas histórias de quem está em cima do palco.
"Que sorte. É um privilégio poder tocar num lugar desses", diz Renato Braz.
"A gente veio só para dar uma olhadinha e para ir passear, mas não tem jeito, prende a gente, e é demais. É contagiante, mesmo", conta o cabeleireiro Eldinei Moreira.
Segundo a cozinheira Liliane Aparecida, "a gente chega até arrepiar, de tanta emoção".
Até o fim de julho, o festival deve trazer cerca de um 1,6 milhão turistas para Campos do Jordão, São Paulo. São quase 100 apresentações, a maioria delas, de graça. Além da superação da pandemia, este ano o festival celebra também o centenário da Semana de Arte Moderna de 22.
"A Semana é um marco do movimento que talvez, mais do que qualquer outro, ajudou a moldar a identidade cultural do Brasil. Isso era muito importante 100 anos atrás, e, hoje, nos tempos que estamos vivendo, talvez mais importante ainda", lembra Arthur Nestrovski.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/09/musica-classica-volta-a-emocionar-o-publico-no-festival-de-inverno-de-campos-de-jordao-sp.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.