16/07/2022 às 22h48min - Atualizada em 17/07/2022 às 00h01min
Joe Biden encerra viagem ao Oriente Médio
Presidente dos Estados Unidos defendeu o respeito aos direitos humanos – destacando o direito das mulheres – e à liberdade de expressão.
G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/16/joe-biden-encerra-viagem-ao-oriente-medio.ghtml
Presidente dos Estados Unidos defendeu o respeito aos direitos humanos – destacando o direito das mulheres – e à liberdade de expressão. Termina viagem do presidente dos Estados Unidos ao Oriente Médio
Terminou neste sábado (16) a viagem do presidente dos Estados Unidos ao Oriente Médio.
No encontro com chefes de estado de nove países, em sua maioria monarquias autoritárias, Joe Biden defendeu o respeito aos direitos humanos – destacando o direito das mulheres – e à liberdade de expressão.
Ele agradeceu a Iraque, Egito, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein, Omã, Jordânia e Arábia Saudita por condenarem a invasão da Ucrânia pela Rússia. E deixou claro: os Estados Unidos vão continuar ativos no Oriente Médio.
“Não sairemos daqui para deixar um vácuo que poderá ser preenchido por China, Rússia ou Irã”, disse o presidente.
Biden também teve encontros bilaterais. Esta foi a primeira vez desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 que um presidente dos Estados Unidos visitou o Oriente Médio sem que tropas americanas estivessem envolvidas em combates na região.
Além do risco de perder influência no Oriente Médio, Biden tinha outro problema para resolver. Apesar da promessa do presidente de tratar a Arábia Saudita como pária, por desrespeito aos direitos humanos, os Estados Unidos recorreram ao país para tentar conter a alta dos combustíveis.
Biden se encontra com príncipe da Arábia Saudita e diz que não tolera outro caso semelhante ao do jornalista assassinado em 2018
A resposta saudita foi tímida. A Arábia prometeu aumentar a produção de 12 para 13 milhões de barris de petróleo por dia.
Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/16/joe-biden-encerra-viagem-ao-oriente-medio.ghtml