20/07/2022 às 23h41min - Atualizada em 21/07/2022 às 00h01min

Eleições: como é eleito um deputado estadual

Partidos e federações devem superar o quociente eleitoral para ter direito a cadeiras na Assembleia Legislativa.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/07/20/eleicoes-como-e-eleito-um-deputado-estadual.ghtml
Partidos e federações devem superar o quociente eleitoral para ter direito a cadeiras na Assembleia Legislativa. Os brasileiros que irão às urnas em 2 de outubro escolherão os próximos deputados estaduais a representá-los pelo mandato de janeiro de 2023 a dezembro de 2026. O g1 conta como são eleitos os parlamentares.
Deputados são definidos em eleições proporcionais, em que é preciso que o partido ou federação precisa superar uma quantidade específica de votos para obter vaga nas assembleias legislativas -- o chamado quociente eleitoral.
Tal quociente é definido ao dividir o total de votos válidos (excluídos votos em branco e nulo) pela quantidade de vagas disponíveis nas eleições.
Por exemplo: em uma votação para escolher 9 deputados estaduais com 6.050 votos válidos, o quociente fica em 672. Partidos e coligações acima desta barreira podem eleger candidatos, enquanto os que não atingiram ficam sem vagas.
Para definir a quantidade de deputados para cada partido ou federação existe o quociente partidário. A conta é simples: dividir o total de votos obtido pelo número do quociente.
Se um partido tiver 1.900 votos na eleição citada acima, com quociente em 672, ele teria dois deputados eleitos, enquanto uma federação com 2.250 votos receberia três vagas.
Os lugares não preenchidos com a aplicação dos quocientes partidários e a exigência de votação nominal mínima serão distribuídos pela média de votação.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/07/20/eleicoes-como-e-eleito-um-deputado-estadual.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.