25/07/2022 às 23h10min - Atualizada em 26/07/2022 às 00h01min

Zoológico de BH registra 70 mortes de animais no intervalo de um ano

Segundo a PBH, boa parte dos animais estavam com idade avançada; outros já chegaram debilitados ao parque.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/07/25/zoologico-de-bh-registra-70-mortes-de-animais-no-intervalo-de-um-ano.ghtml

Segundo a PBH, boa parte dos animais estavam com idade avançada; outros já chegaram debilitados ao parque. A zebra Mila tinha 19 anos
Suziane Fonseca/Divulgação
A morte da zebra Mila reacendeu um alerta no zoológico de Belo Horizonte. O animal, de 19 anos, não resistiu a um quadro agudo de cólica intestinal no último domingo (24). De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da capital mineira, em 12 meses, 70 animais que estavam no zoológico morreram.
O levantamento foi feito entre o período de 2020 e 2021. Segundo a prefeitura, o número maior de mortes inclui as aves, que tem uma longevidade menor do que as demais espécies. O município também atribui ao fato de custodiar animais idosos que vieram de apreensões anteriores a 2021, que já chegam ao parque debilitados, sem condições de sobreviver.
Beré tinha 46 anos e morreu de infecção generalizada
Suziane Fonseca/PBH
No dia 14 de outubro de 2021, a elefante Beré morreu com uma infecção generalizada, aos 46 anos. Ela esteve em tratamento veterinário durante três meses, apresentando quadros uterinos e pulmonares. O animal chegou à BH quando tinha 2 anos, trazida da África.
Elefante Beré morre aos 46 anos no zoológico de Belo Horizonte
Cinco dias depois, o zoológico divulgou a morte da onça-pintada Pytu. O felino apresentava respiração ofegante, cansaço e dor aparente. Na ocasião, a suspeita da morte tinha sido atribuída a uma pneumonia aguda.
A onça-pintada Pytu no Zoo de BH
Humberto Mello/PBH
No dia 20 de outubro de 2021, um lagarto-monitor também morreu. A fêmea estava com 24 anos, idade além da expectativa de vida na natureza, que costuma ser de 20 anos. O réptil já apresentava degenerações esqueléticas.
Depois de elefante, zoológico de BH também perde onça e lagarto em intervalo de uma semana
Já no dia 26 de dezembro do mesmo ano, foi a vez do filhote de apenas três meses dos gorilas Imbi e Leon. Ele teve quedas sucessivas de altura, enquanto brincava com os irmãos. A suspeita é de que ele teve traumatismo craniano.
Filhote de gorila morre em Zoológico de BH enquanto brincava com os irmãos
Nascimentos e chegadas
A Prefeitura de BH registrou 34 nascimentos e chegadas de animais no mesmo período, de 2020 a 2021. Entre eles, dois filhotes gêmeos de mico-leão-preto, símbolo da Mata Atlântica e espécie ameaçada de extinção.
Zoo de BH registra nascimento de filhotes gêmeos de mico-leão-preto, espécie ameaçada de extinção; FOTOS
O zoológico também destacou o nascimento de uma arara azul grande, um gorila e um macaco barrigudo.
Entre as chegadas, animais vindos de outros zoológicos ou apreensões e resgates: um lobo-guará, oito emus, dois cisnes do pescoço preto, três emas, uma jacutinga, dois azulões, um sofrê e quatro pássaros pretos.
Concessão
Em junho deste ano, a PBH fez uma consulta ao mercado para a concessão do Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário do Rio São Francisco e Parque Ecológico da Pampulha.
A prefeitura se reuniu com quatro empresas interessadas no negócio, com a apresentação das diretrizes do projeto de concessão e a discussão de aderência.
Nos encontros também foram discutidos os próximos passos do projeto e o cronograma das atividades; e as contribuições das empresas interessadas, com destaque para a importância da sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
A data para suposta concorrência pública ainda não foi divulgada.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/07/25/zoologico-de-bh-registra-70-mortes-de-animais-no-intervalo-de-um-ano.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.