02/08/2022 às 23h56min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h00min

Terminal de containers do Amapá deve receber as primeiras cargas ainda em agosto

Estrutura vai dinamizar o fluxo de cargas e permitir novas rotas econômicas, fortalecendo a navegação entre o Amapá e o Platô das Guianas.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/08/02/terminal-de-containers-do-amapa-deve-receber-as-primeiras-cargas-ainda-em-agosto.ghtml
Estrutura vai dinamizar o fluxo de cargas e permitir novas rotas econômicas, fortalecendo a navegação entre o Amapá e o Platô das Guianas. Terminal de containers vai dinamizar o fluxo de cargas no porto de Santana, no Amapá
O primeiro terminal de containers do Amapá tem previsão de receber as primeiras cargas neste mês de agosto, no município de Santana. A estrutura vai permitir novas rotas econômicas, fortalecendo a navegação entre o Amapá e o Platô das Guianas, por exemplo.
Autorizado pela Receita Federal do Brasil, o terminal funciona em uma área arrendada da Companhia Docas de Santana, no município que integra a Região Metropolitana de Macapá.

Para Otávio Júnior, diretor de operações da Teconap, a empresa que administra o terminal, o Amapá entra a partir de agora em um novo ciclo econômico.
O presidente da Companhia Docas de Santana, Edval Tork, cita que um dos fatores-chave da novidade é a quantidade de containers que pode ser armazenada na área construída.
A nova estrutura deve dinamizar o fluxo de cargas, aumentar a capacidade de exportação e importação, e trazer novas tecnologias para o estado.
Uma das principais vantagens é a posição geográfica do porto frente a outros mercados, como China, Estados Unidos, Itália e Inglaterra. Com o terminal de containers em pleno funcionamento, o Amapá terá um dos melhores tempo de trânsito de mercadorias, levando apenas 5 dias para chegar até o terminal da cidade de Colón, onde fica o Canal do Panamá, que é o principal canal de escoação de produtos do mundo.
Isso chamou a atenção de investidores. Felipe Lemoan, diretor geral do principal porto marítimo da Guiana Francesa, visitou o pátio de containers e fechou acordo para a utilização do terminal. Para ele, a grande vantagem é a possibilidade de exploração de uma rota marítima comercial unindo desde o Amapá pelo porto de Santana, passando pela Guiana Francesa e Suriname, ate o porto de Georgetown, na Guiana.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/08/02/terminal-de-containers-do-amapa-deve-receber-as-primeiras-cargas-ainda-em-agosto.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.