02/08/2022 às 23h42min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h00min
PT-RJ aprova resolução contra apoio do partido a Freixo
Votação do diretório regional do partido se deu após PSB insistir com candidatura de Molon ao Senado, em vez de apoiar André Ceciliano. Direção nacional analisará o caso.
G1 Brasil
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/eleicoes/2022/noticia/2022/08/02/pt-rj-aprova-resolucao-contra-apoio-do-partido-a-freixo.ghtml
Votação do diretório regional do partido se deu após PSB insistir com candidatura de Molon ao Senado, em vez de apoiar André Ceciliano. Direção nacional analisará o caso.
Marcelo Freixo
GloboNews
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira (2) uma resolução parade retirar o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo estadual. A direção nacional do PT ainda analisará o caso.
O motivo, segundo o presidente estadual do partido, João Maurício de Freitas, foi a insistência do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em lançar Alessandro Molon candidato ao Senado. De acordo com Freitas, havia um pacto da coligação da qual PT e PSB fazem parte para que os partidos tivessem uma candidatura única para senador, de André Ceciliano (PT).
A disputa chegou a provocar uma briga no bar Amarelinho, na Cinelândia, no início de julho, após ato com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Esse descumprimento de um acordo feito entre Molon e Freixo, entre o PT e o PSB, nos dividiu, com parte da esquerda atacando o nosso companheiro André, pré-candidato do PT ao Senado, numa campanha sórdida nas redes, como não se via faz anos", diz a nota do PT do RJ.
"Na nossa boa fé, e na nossa crença na importância do cumprimento de acordos, sabendo da nossa responsabilidade na construção de uma coligação de 8 partidos, aguardávamos até agora por uma definição final da Direção Nacional do PSB. Todavia, fomos surpreendidos pela defesa do presidente Nacional do PSB da manutenção da candidatura divisionista e aventureira de Molon (...) Nesse cenário, infelizmente, não é mais possível manter o apoio à candidatura de Freixo ao governo do Estado", acrescenta o texto.
O deputado federal Marcelo Freixo e Cláudio Castro (PL), atual governador fluminense, estavam tecnicamente empatados, no limite da margem de erro, na mais recente pesquisa sobre a corrida ao Governo do RJ.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/eleicoes/2022/noticia/2022/08/02/pt-rj-aprova-resolucao-contra-apoio-do-partido-a-freixo.ghtml