22/09/2022 às 23h04min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h00min

Mais de 3,4 mil contribuintes do Imposto de Renda no Amapá são restituídos no 5º lote

Sistema é aberto para consulta nesta sexta (23). Valor será pago em uma semana, em 30 de setembro.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/09/22/mais-de-34-mil-contribuintes-do-imposto-de-renda-no-amapa-sao-restituidos-no-5o-lote.ghtml

Sistema é aberto para consulta nesta sexta (23). Valor será pago em uma semana, em 30 de setembro. Consulta pode ser feita pelo app da Receita Federal
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O 5º e último lote de restituições para quem declarou o Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base 2021, será pago pela Receita Federal no próximo dia 30 de setembro. A consulta no sistema fica liberada a partir das 10h desta sexta-feira (23) para 3.434 contribuintes do Amapá.
O lote contempla contribuintes com prioridade legal, como os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e quem cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, também é restituído quem tem direito e entregou a declaração dentro do prazo.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Para consultar se já recebe ou não neste lote, o contribuinte tem duas opções:
a página da Receita na internet;
o aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
LEIA TAMBÉM:
Como fazer uma declaração simples? Veja o passo a passo
O que você precisa saber para fazer declaração
Tire suas dúvidas sobre documentos, nível 'prata ou ouro', PIX, restituição e todas as mudanças na declaração
SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2022
Malha fina
O contribuinte pode saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Veja o passo a passo do extrato do IR
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Quem precisa declarar IR?
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/09/22/mais-de-34-mil-contribuintes-do-imposto-de-renda-no-amapa-sao-restituidos-no-5o-lote.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.