23/09/2022 às 23h18min - Atualizada em 24/09/2022 às 00h01min
Começa plebiscito imposto pela Rússia em quatro regiões ocupadas na Ucrânia
Os russos questionam os moradores de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia se eles querem ou não ser anexados à Rússia. Área abrange cerca de 15% da Ucrânia.
G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/23/comeca-plebiscito-imposto-pela-russia-em-quatro-regioes-ocupadas-na-ucrania.ghtml
Os russos questionam os moradores de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia se eles querem ou não ser anexados à Rússia. Área abrange cerca de 15% da Ucrânia. Começa plebiscito imposto pela Rússia em quatro regiões ocupadas na Ucrânia
Começou nesta sexta-feira (23) o plebiscito imposto pela Rússia para que a população de quatro regiões que ocupou na Ucrânia decida se quer ou não ser anexada pelos invasores.
O que Putin quer com 'referendos' no leste da Ucrânia?
Logo cedo, os moradores depositaram os primeiros votos. O plebiscito, que deve se estender até terça-feira (27), é conduzido por autoridades russas que ocupam quatro territórios ucranianos: Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, uma área que abrange cerca de 15% da Ucrânia. Os russos perguntam às pessoas se elas querem ou não fazer parte da Rússia.
Nas redes sociais, o prefeito de Luhansk declarou que os militares estariam coagindo ucranianos a votar. A Ucrânia acusa a Rússia de promover um falso plebiscito para justificar a anexação dos territórios e a escalada da violência na região.
Nesta semana, o presidente Vladimir Putin anunciou que usaria todos os meios disponíveis para proteger a integridade territorial da Rússia. E o vice-presidente do conselho russo de segurança afirmou que o país pode usar até armas nucleares.
Os líderes do G7, os países com as maiores economias do mundo, condenaram o plebiscito. Disseram que é uma tentativa do governo russo de criar um pretexto pra anexar território ucraniano, e afirmaram que nunca vão reconhecer os resultados. A Otan, num comunicado, destacou que a votação não tem legitimidade e que é uma grave violação da Carta das Nações Unidas.
Um time da ONU revelou nesta sexta (23) o resultado de uma investigação que aponta que a Rússia cometeu diversos crimes de guerra na Ucrânia, incluindo tortura e violência sexual em áreas atacadas pelas força russas.
Guerra da Ucrânia: O que são armas nucleares táticas? A Rússia pode usá-las?
A Rússia deve ainda enviar mais de 300 mil reservistas para o conflito. O Ministério da Defesa divulgou uma série de profissões que estarão fora do recrutamento, como profissionais da área de tecnologia e do setor financeiro. As cartas de convocação já começaram a chegar nos lares russos. Um rapaz disse que recebeu o aviso logo depois de deixar a filha pequena na escola. Contou que está surpreso e tentando se manter calmo.
A corrida para sair da Rússia após Putin convocar reservistas para combate
Quem são os reservistas que Putin quer mandar à guerra
Alguns saem apressados do país, pelas fronteiras com a Geórgia, Finlândia e Cazaquistão. Os guardas de fronteira finlandeses contabilizam que o número de russos passando por ali mais que dobrou na comparação com a semana anterior.
'Não quero morrer': o relato de russos que fugiram da convocação de Putin
Zelensky incentiva russos a protestar contra mobilização de reservistas
Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/23/comeca-plebiscito-imposto-pela-russia-em-quatro-regioes-ocupadas-na-ucrania.ghtml