18/10/2022 às 23h30min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h01min

Seca do Rio Negro afeta faturamento de flutuantes no Tarumã, em Manaus

Região do Tarumã concentra 400 flutuantes comerciais. No entanto, com a seca, muitos estão no barro e os que ainda estão sobre as águas tiveram uma diminuição considerável na movimentação.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/18/seca-do-rio-negro-afeta-faturamento-de-flutuantes-no-taruma-em-manaus.ghtml
Região do Tarumã concentra 400 flutuantes comerciais. No entanto, com a seca, muitos estão no barro e os que ainda estão sobre as águas tiveram uma diminuição considerável na movimentação. Seca dos rios no AM afeta áreas de embarque e desembarque em Manaus
O Rio Negro segue descendo uma média de 22 centímetros por dia. Apesar do nível ainda ser considerado normal, o período de seca vem prejudicando quem trabalha com flutuantes, segmento que registra uma queda de 70% de faturamento durante o período de estiagem.
Em Manaus, a região do Tarumã concentra 400 flutuantes comerciais. No entanto, com a seca, muitos estão no barro e os que ainda estão sobre as águas tiveram uma diminuição considerável na movimentação.
"A gente tem aí, uma queda de 70% no movimento de locação de flutuante, mas isso não é o mais importante. O importante é que isso afeta toda uma cadeia né?! São pessoas da comunidade que moram aqui e que prestam algum tipo de serviço pros flutuantes, que também são afetados", disse o presidente da Associação dos Flutuantes, Lúcio Bezerra.
Atualmente, o nível do Rio Negro está em 17,38m, cerca de sete metros a mais da seca mais brutal já enfrentada, que foi em 2010. Naquele ano o rio secou até a marca de 13,63m. No entanto, para a pesquisadora Luna Gripp, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os índices devem continuar críticos.
"Aqui pra Manaus e região metropolitana: Manacapuru, Iranduba, Careiro, os níveis dos rios ainda estão dentro da nossa zona de normalidade, mas já estão no limite inferior, ou seja, se os rios continuarem descendo e é provável que eles continuam descendo, a gente vai presenciar níveis abaixo do esperado" explicou.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/18/seca-do-rio-negro-afeta-faturamento-de-flutuantes-no-taruma-em-manaus.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.