28/10/2022 às 14h43min - Atualizada em 29/10/2022 às 00h01min

Correlação da montanha-russa do Bitcoin em 2022 com o mercado de ações

Qual é a história da correlação do Bitcoin com o mercado de ações? Uma análise baseada em dados

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/correlacao-da-montanha-russa-do-bitcoin-em-2022-com-o-mercado-de-acoes/

Quem me segue sabe que gosto de ter uma visão macro do Bitcoin. Ele agora está firmemente entrincheirado como uma classe de ativos no grande palco, e isso significa que está sujeito aos caprichos do mercado mais amplo – para melhor ou para pior.

Costumo dizer que é o rabo do cachorro, com o cachorro sendo o mercado de ações. Mas eu queria montar um artigo detalhando como exatamente os movimentos do Bitcoin se relacionaram com o mercado de ações este ano, para testar essa teoria.

O primeiro passo foi, obviamente, a correlação. Eu tracei a correlação entre o mercado de ações e o Bitcoin desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro (A análise Pearson de 3 meses foi minha métrica de escolha).

É evidente ver que isso aumentou por volta de abril. Aliás, foi quando fizemos a transição para um novo paradigma de taxa de juros. A inflação tornou-se tão grande que não podia mais ser deixada de lado, e o Federal Reserve foi forçado a começar a aumentar as taxas, encerrando a era do dinheiro livre. Deixe-me colocar a taxa do Fed no mesmo gráfico:

Então, esse aumento na correlação por volta de abril faz sentido. À medida que entramos em um novo ambiente, o dinheiro barato e a flexibilização quantitativa são eliminados e os ativos de risco sofrem um grande golpe. O velho ditado se mantém – “as correlações vão para 1 em uma crise”. E com essa mudança massivamente baixista na taxa de juros, os ativos de risco de fato foram vendidos como se não houvesse amanhã, com a correlação aumentando de acordo – para o mais próximo de um perfeito 1 como você poderia esperar.

Então, por que então a queda na correlação dessa pontuação quase perfeita de 1 a 0,5 em agosto?

Bem, minha teoria é a seguinte: não esqueçamos a pura violência no mercado de criptomoedas durante o verão, quando os mercados derreteram e o capital fugiu mais rápido do que um primeiro-ministro do Reino Unido. Luna, uma das 10 principais moedas, desapareceu no ar, levando bilhões e bilhões de dólares com ela.

Então, em agosto, com a criptomoeda ainda cambaleando, o mercado de ações saltou. Mas com a dor pela qual as criptomoedas acabaram de passar, os investidores hesitaram em aumentar os preços de volta, pois se preocupavam com falhas sistêmicas e outros eventos que poderiam desencadear outro mar de liquidações em cascata. Não se engane – o contágio do Terra foi um evento idiossincrático para a criptomoeda e prejudicou enormemente a confiança no espaço.

Deixe-me entrar no S&P 500 para mostrar que ele está subindo em agosto, enquanto o Bitcoin educadamente se recusou a segui-lo:

Então, como pode ser visto no gráfico, a partir de setembro o mercado de ações volta a cair, e o Bitcoin decide segui-lo novamente. O medo nos mercados de criptomoedas este ano é quase sem precedentes – e esses gráficos acima mostram isso mais do que nunca.

O Bitcoin está segurando a mão do mercado de ações – até que as coisas começaram a parecer mais otimistas em agosto, quando o Bitcoin simplesmente não estava pronto para deixar os bons tempos voltarem.

Portanto, estamos atualmente de volta às correlações em torno da marca de 0,8 – um número incrivelmente alto. Temo soar como um disco quebrado aqui, mas qualquer pessoa extrapolando informações de ciclos de criptografia anteriores está perdendo completamente o ponto, e acredito que esses gráficos mostram o porquê.

Tivemos uma ruptura estrutural e este é um paradigma totalmente novo. Surpreendentemente, o dinheiro custa alguma coisa agora, com as taxas de juros não mais zero. Dirigir até a loja é um luxo, onde eu paguei £ 8 por uma cerveja no fim de semana. £ 8! A inflação está aqui, assim como as altas taxas de juros – e isso é um coquetel desagradável para qualquer ativo de risco.

Mas para o Bitcoin, ele nunca viu nada disso antes. Nunca nem existiu em um mercado de baixa – foi lançado em 2009, exatamente quando o mercado de ações passou por uma das mais longas e explosivas corridas de alta da história.

Mas não mais. O Bitcoin está agora nas trincheiras, com a inflação subindo, as taxas de juros subindo e um clima geopolítico piorando a cada dia. Não é um bom momento para qualquer coisa que viva longe do espectro de risco – algo que a ação do preço do Bitcoin este ano mostra.

Então, para encerrar isto, fique de olho no mercado de ações. Se ele cair, ele continuará arrastando o Bitcoin.

The post Correlação da montanha-russa do Bitcoin em 2022 com o mercado de ações appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/correlacao-da-montanha-russa-do-bitcoin-em-2022-com-o-mercado-de-acoes/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.