17/11/2022 às 09h51min - Atualizada em 19/11/2022 às 00h01min

Seus fundos estão seguros? Plataformas de empréstimo cripto continuam caindo

Uma olhada no setor de empréstimos, após a suspensão de saques por Gemini, BlockFi e Genesis

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/seus-fundos-estao-seguros-plataformas-de-emprestimo-cripto-continuam-caindo/

Principais conclusões

  • A Genesis Capital se tornou a mais recente empresa a ser pega no crash das criptomoedas, suspendendo saques ontem
  • Gemini logo a seguiu, suspendendo as retiradas de seu produto Earn
  • No entanto, todos esses são serviços de ganho de rendimento – diferentes da FTX
  • A maior transgressão da FTX foi disfarçar-se como uma exchange enquanto agia como um fundo de hedge, jogando com ativos de clientes
  • Todos os produtos de ganho de rendimento carregam um risco imenso no momento, escreve nosso analista

Os dominós continuam a cair, desencadeados por esta saga FTX.

O principal credor cripto, Genesis Capital, suspendeu as retiradas de seus negócios de empréstimos ontem. Se há uma coisa que os investidores criptográficos já sabem, é o seguinte: uma vez tomada a decisão fatídica de suspender as retiradas, o jogo acabou.

Este é um grande negócio. A Genesis tinha US$ 2,8 bilhões em empréstimos ativos no terceiro trimestre de 2022, enquanto originou US$ 8,4 bilhões ao longo do trimestre. Isso é uma grande mudança.

Em meu artigo da semana passada sobre o que viria a seguir para as criptomoedas, falei sobre o contágio inevitável.

“Espere algum contágio a partir disso, pois ainda não sabemos quem foi exposto a quem – mas a FTX, como um grande player na indústria, sem dúvida arrastará alguns corpos com eles”

Bem, para citar aquela cativante canção de Drake, “os corpos estão (começando) a cair”. Não é apenas uma questão de se; é mais uma questão de quem.

Quem irá à falência a seguir?

A Genesis disse que sua decisão de suspender as operações de empréstimo se deveu a “pedidos anormais de retirada que excederam nossa liquidez atual”. Sim, eu aposto.

O ecossistema é – e continuará a ser – testado até o limite. Vamos continuar olhando para a Gensesis, uma figura-chave no mercado de empréstimos. Um parceiro que eles têm é a Gemini, para quem eles fornecem esse serviço de ganho de rendimento. Gemini é uma exchange dirigida pelos gêmeos idênticos favoritos de todos, Tyler e Cameron Winklevoss (eu me pergunto se Cameron está irritado porque Tyler sempre é listado primeiro?), portanto, as pessoas ficaram preocupadas.

Algumas horas após o anúncio da Genesis, a Gemini emitiu um comunicado dizendo que as retiradas de seu programa Earn foram suspensas. Inevitável.

“Estamos trabalhando com a equipe Genesis para ajudar os clientes a resgatar seus fundos do programa Earn o mais rápido possível. Daremos mais informações nos próximos dias”, disse Gemini.

As empresas se juntam à BlockFi para suspender saques, mais um credor cripto em modo de desespero após o colapso da FTX. A empresa está supostamente pronta para demitir trabalhadores e declarar falência.

A diferença entre este e os produtos de Sam

No entanto, há uma grande diferença entre o que está acontecendo em todas essas empresas e na FTX. Claro, todas as empresas estão empregando uma gestão de risco imprudente, uma completa falta de diversificação e pedindo por todo esse caos.

Como Sam disse em um de seus tweets de fluxo de consciência (que só serviram para jogar gasolina em todo esse fogo), “esse risco foi correlacionado – com a outra garantia e com a plataforma. E então veio o crash… e ao mesmo tempo houve uma corrida ao banco”.

O que, você sabe, não deveria ser exatamente um cientista de foguetes para descobrir. A criptografia é imensamente correlacionada e extraordinariamente volátil. Portanto, quando você investe em 100% de criptografia, não deveria ser uma surpresa a chegada desses dias vermelhos.

Foi exatamente isso que aconteceu com BlockFi, Gemini Earn e todos esses produtos. Você sabe – exatamente como aconteceu com a Voyager Digital, Celsius e todas as outras empresas que prometeram rendimentos aos clientes em troca de seus ativos.

Até agora, as pessoas sabem que essas plataformas são arriscadas. Eles sabem que cada centavo que colocam é vulnerável a um ato de desaparecimento.

Mas a FTX não era uma dessas plataformas. FTX era uma exchange. E me diga isso, Sam. Como uma entidade que não é um banco sofre uma corrida ao banco? Continuo dizendo que a FTX foi uma exchange porque é de vital importância. Os clientes devem depositar dinheiro nas exchanges, antes de deixá-los lá como dinheiro ou como forma de comprar criptoativos. Então, quando eles quisessem retirar, a moeda deveria estar apenas… lá.

A exchange deve ganhar dinheiro com taxas de negociação, taxas de depósito, o que quer que seja. Ela não deveria agir como um banco de reservas fracionárias, enviando depósitos para sua empresa de comércio irmã e depois apostando com eles.

Os clientes podem saber o que estava acontecendo na BlockFi e sua turma, mas com a FTX, eles não sabiam. E é por isso que as pessoas estão com tanta raiva. É também por isso que parece fraude (embora eu não tenha ideia sobre os prós e contras das leis. Meu instinto me diz que Sam era inteligente o suficiente para evitar violações diretas, mas quem sabe).

O que acontece depois?

$8 bilhões em dinheiro não desaparecem no ar sem alguns problemas. Gênesis é grande, mas haverá mais. É por isso que estou surpreso que o Bitcoin tenha resistido relativamente bem.

A dor não vai parar aqui, como discutido em meu artigo ontem – isso não é apenas uma drenagem maciça de liquidez, mas Bankman-Fried teve as mãos em muitas empresas.

Para qualquer um que ainda esteja em produtos de rendimento, eu ficaria muito assustado. Para mim, uma vez que Terra entrou em colapso, essas plataformas apresentaram um perfil de risco-recompensa que eu simplesmente não poderia mais justificar. Claro, eles podem dizer que são bons, mas o mesmo aconteceu com as equipes de gerenciamento da Celsius, BlockFi e de todos os outros. A coisa mais importante para reprimir uma corrida aos bancos é manter o pânico no mínimo – todos sabem disso.

O rendimento – seja 4%, 5%, 10% – realmente vale a pena arriscar todas as suas participações? Esta não é mais uma economia apenas para cima. Este é um mercado em baixa muito real, enquanto dentro do espaço das criptomoedas, há capital fugindo para a saída o mais rápido do que nunca.

Então deixe-me perguntar novamente. Esse rendimento realmente vale a pena?

The post Seus fundos estão seguros? Plataformas de empréstimo cripto continuam caindo appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/seus-fundos-estao-seguros-plataformas-de-emprestimo-cripto-continuam-caindo/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.