21/11/2022 às 23h19min - Atualizada em 22/11/2022 às 00h00min
Russos e ucranianos voltam a trocar acusações sobre autoria de ataques próximos a usina nuclear
Foguetes caíram a poucos metros dos seis reatores. O chefe da Agência de Energia Atômica da ONU disse que ataques podem provocar grande acidente nuclear.
G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/11/21/russos-e-ucranianos-voltam-a-trocar-acusacoes-sobre-autoria-de-ataques-proximos-a-usina-nuclear.ghtml
Foguetes caíram a poucos metros dos seis reatores. O chefe da Agência de Energia Atômica da ONU disse que ataques podem provocar grande acidente nuclear. Russos e ucranianos voltam a trocar acusações sobre ataques próximos a usina nuclear
Russos e ucranianos voltaram a trocar acusações sobre a autoria de ataques muito próximos à maior usina nuclear da Europa.
Uma imagem do desconsolo: a casa de um ucraniano foi demolida por mísseis. “Tudo estava coberto de estilhaços e tudo estava caindo em cima da gente”, disse.
A casa pegou fogo, e ele teve que fazer uma escolha: “Arrastei a minha sogra para fora e depois voltei descalço sobre os estilhaços, rastejei para tentar desligar o gás.”
Ucrânia afirma que descobriu quatro 'locais de tortura' usados pelos russos em Kherson
Guerra na Ucrânia: a realidade paralela mostrada pelo principal buscador da internet na Rússia
O ataque foi na região de Zaporíjia, onde russos e ucranianos trocam acusações pelos bombardeios nas imediações da maior usina nuclear do continente. Foguetes caíram a poucos metros dos seis reatores.
O chefe da Agência de Energia Atômica da ONU disse que tais ataques ameaçam um grande acidente nuclear. “Estamos brincando com fogo”, disse Rafael Grossi.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a Rússia quer acabar com o fornecimento de eletricidade, água e aquecimento do país durante o inverno.
“São milhões de pessoas sob ameaça direta, e isso equivale a usar armas de destruição em massa. É um crime”, disse.
A Rússia nega atacar civis deliberadamente, mas reconhece uma campanha de ataques contra a infraestrutura.
O presidente Zelensky disse que a Rússia lançou mais de 400 ataques com artilharia no leste ucraniano em 24 horas. Na área diplomática, o novo governo italiano tenta aprovar a prorrogação de uma medida que permite o rápido fornecimento de armas à Ucrânia.
Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/11/21/russos-e-ucranianos-voltam-a-trocar-acusacoes-sobre-autoria-de-ataques-proximos-a-usina-nuclear.ghtml