25/11/2022 às 22h04min - Atualizada em 26/11/2022 às 00h00min

Obras de artistas LGBT+ são vandalizadas no Centro Cultural da Diversidade, na Zona Sul de SP

Segundo nota da Secretaria Municipal da Cultura, 'foram vandalizadas seis peças da exposição inédita ‘Minh’alma Cativa’, com curadoria de Ana Carla Soler, e trabalhos de 12 artistas LGBTQIA+, além de cortinas, paredes e painéis sonoros'. Mostra será inaugurada neste sábado (25).

G1 Brasil
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/11/25/obras-de-artistas-lgbt-sao-vandalizadas-no-centro-cultural-da-diversidade-na-zona-sul-de-sp.ghtml

Segundo nota da Secretaria Municipal da Cultura, 'foram vandalizadas seis peças da exposição inédita ‘Minh’alma Cativa’, com curadoria de Ana Carla Soler, e trabalhos de 12 artistas LGBTQIA+, além de cortinas, paredes e painéis sonoros'. Mostra será inaugurada neste sábado (25). Imagem da mostra Minh'alma Cativa, que foi alvo de ataques no Centro Cultura da Diversidade, em SP
Reprodução/redes sociais
Seis obras de arte que fazem parte da exposição “Minh’alma Cativa”, que será inaugurada neste sábado (25) no Centro Cultural de Diversidade (CCD), na Zona Sul da capital paulista, foram alvos de ataques nesta sexta-feira (25).

Segundo nota da Secretaria Municipal da Cultura, “foram vandalizadas seis peças da exposição inédita ‘Minh’alma Cativa’, com curadoria de Ana Carla Soler, e trabalhos de 12 artistas LGBTQIA+, além de cortinas, paredes e painéis sonoros”.
Obra da mostra Minh'alma Cativa que foi alvo de ataques no Centro Cultural da Diversidade, em SP
Reprodução/redes sociais
O centro cultural, ainda de acordo com o comunicado, tem um serviço de vigilância contratada 24 horas, “é um local de livre expressão, de acolhimento e de celebração das nossas diferenças, ideias e identidades”.
A pasta registrou boletim de ocorrência no 14º DP de Pinheiros e informou que aguarda o resultado da investigação policial para “identificar os autores e a motivação deste atentado”.
Em seu perfil no Instagram, a curadora da exposição, Ana Carla Soler, diz que a mostra é composta por uma coleção pública de obras de arte do Centro Cultural da Diversidade e, “inspirada na música ‘Sangue Latino’, da banda Secos & Molhados, a mostra reúne 13 artistas que, agora, são cativos do acervo do Centro Cultural. Cativar significa trazer para perto, atrair. Nesse encontro de trabalhos, as obras falam sobre o afeto e as conexões geradas e mantidas entre pessoas, almas. Abordam o carinho, o toque e os desejos, muitas vezes, escondidos ou invisibilizados na sociedade contemporânea, marcada pela homofobia e transfobia”.
“Durante a montagem dessa exposição tivemos obras de cinco artistas vandalizadas por pessoas ainda não identificadas, Antonio Kuschnir, Cauã Bertoldo, Hanz Ronald, Leonardo Maciel e Vitor Narumi. Em conversa com os artistas, foi decidido manter as obras que registram a violência do ato iconoclasta e seguir com a abertura da exposição em resistência”, afirma.
O artista Hanz Ronald, que teve uma de suas obras danificadas, disse em sua rede social que “o indivíduo, ainda não identificado, atacou os trabalhos com cortes, perfurações e riscos”.
“Durante esses 4 anos, eu incansavelmente vejo exposições de artistas LGBTQIAP+ serem cada vez mais boicotadas por diversos motivos e me frustra pensar que cada vez mais não temos espaços (físicos ou imaginários). Parece que com o passar do tempo, o que era para ser melhor, piora”, desabafou.
Serviço
Minh'alma Cativa
Onde: Centro Cultural da Diversidade
Endereço: Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo
Horário: a partir das 16h

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/11/25/obras-de-artistas-lgbt-sao-vandalizadas-no-centro-cultural-da-diversidade-na-zona-sul-de-sp.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.