01/12/2022 às 23h42min - Atualizada em 02/12/2022 às 00h00min

Comissão do ministério é favorável à vacina contra a Covid para crianças de 6 meses a 4 anos sem comorbidades

Ainda está prevista uma consulta pública antes de decisão final. Um milhão de doses já foram distribuídas só para as crianças com comorbidades, mas Anvisa não restringiu público para novo imunizante da Pfizer.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/saude/coronavirus/vacinas/noticia/2022/12/01/comissao-do-ministerio-e-favoravel-a-vacina-contra-a-covid-para-criancas-de-6-meses-a-4-anos-sem-comorbidades.ghtml

Ainda está prevista uma consulta pública antes de decisão final. Um milhão de doses já foram distribuídas só para as crianças com comorbidades, mas Anvisa não restringiu público para novo imunizante da Pfizer. Vacina Pfizer Baby para vacinação de bebês a partir de 6 meses em Maceió, Alagoas
Ana Clara Pontes/g1
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu o primeiro parecer favorável a vacina contra a Covid para crianças de 6 meses a 4 anos sem comorbidades.
A "Pfizer Baby" foi aprovada pela Anvisa em setembro, sem restrição de aplicação, entretanto, o Ministério da Saúde somente distribuiu as doses apenas para as crianças com comorbidades.
A informação do parecer positivo da Conitec foi confirmada pela GloboNews junto ao Ministério da Saúde. A reunião da Comissão ocorreu na terça-feira (29). Esta é a segunda etapa de avaliação. A primeira foi a aprovação na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI).
O próximo passo será a consulta pública, que segundo o Ministério da Saúde, deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana. A duração da consulta é de 10 dias.
Após o prazo, as sugestões serão analisadas e o assunto voltará a ser discutido na Conitec, para serem avaliadas quais alterações e sugestões serão incorporadas.
Um milhão de doses de vacinas das vacinas pediátricas da Pfizer foram distribuídas pelo Ministério da Saúde em novembro. As doses foram distribuídas 14 dias após o governo recebê-las.
De acordo com o Ministério da Saúde, como o imunizante não está fora do rol dos aprovados, nas próximas remessas, todo o público deverá ser incluído, se o parecer final for favorável. Segundo o Ministério, não há data para uma nova distribuição.
Outras aprovações
Na quarta (30), a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) avaliou outras pautas, como a terceira dose para crianças de 5 a 11 anos e o reforço com vacinas bivalentes para grupos de risco. Ambas as pautas foram aprovadas, entretanto, ainda serão analisadas pela Conitec.
Manobras que dificultam, diz SBI
A Sociedade Brasileira de Imunizações afirma que as manobras de aprovação pela Conitec são situações que dificultam a vacinação de crianças no País.
“Vacina nenhuma e idade nenhuma passaram por esse processo burocrático. A vacinação de crianças a partir de 6 meses, por enquanto, é só para quem tem comorbidades. É necessária a urgente e rápida aquisição de mais doses. Só em 2022, foram mais de 13 mil hospitalizações de crianças menores de 5 anos de idade e 470 óbitos”, disse o pediatra infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), Renato Kfouri.
Um mês após a aprovação da vacina da Pfizer para crianças, governo ainda não anunciou início da imunização

Fonte: https://g1.globo.com/saude/coronavirus/vacinas/noticia/2022/12/01/comissao-do-ministerio-e-favoravel-a-vacina-contra-a-covid-para-criancas-de-6-meses-a-4-anos-sem-comorbidades.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.