03/12/2022 às 22h48min - Atualizada em 04/12/2022 às 00h00min

Calendário de vacinação em dia também vale para adultos

A vacinação contra a Covid fez algumas pessoas perceberem que estão atrasadas na imunização de outras doenças. Assim como as crianças, os adultos também têm calendários específicos de vacinação.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/03/calendario-de-vacinacao-em-dia-tambem-vale-para-adultos.ghtml
A vacinação contra a Covid fez algumas pessoas perceberem que estão atrasadas na imunização de outras doenças. Assim como as crianças, os adultos também têm calendários específicos de vacinação.
Assim como crianças, adultos também têm calendário de vacinação
A vacinação contra a Covid fez algumas pessoas perceberem que estão atrasadas na imunização de outras doenças. Assim como as crianças, os adultos também têm calendários específicos de vacinação.
Se não fosse um pedido do médico, o contador Caio Henrique Souza Fernandes nem ficaria sabendo que não tinha sido vacinado contra a hepatite B.
“Não, nunca tinha tomado. Essa vai ser a primeira dose. Em 60 dias tomo a segunda dose, e mais para frente a terceira dose”, diz.
Vacinação contra a Covid: 106,5 milhões de pessoas receberam a dose de reforço
Existem calendários específicos de vacinação para quem tem entre 20 e 59 anos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, as vacinas de hepatite A e B são indicadas para quem não tomou. A cada dez anos é preciso um reforço da tríplice bacteriana, contra difteria, tétano e coqueluche.
Já a tríplice viral - que evita sarampo, caxumba e rubéola - não precisa de reforço. Um esquema completo vale para vida inteira.
A vacina contra febre amarela pode precisar de uma ou duas doses, dependendo da avaliação médica. A vacina contra influenza - a gripe - deve ser tomada todo ano.
A partir de 50 anos é indicada a vacina contra a herpes zóster, que pode ter uma ou duas doses, dependendo do tipo de imunizante disponível.
As vacinas pneumocócicas - que protegem contra meningite e pneumonia - ficam a critério médico para quem tem entre 50 e 59 anos.
“O calendário do adulto é olhar para o que ele recebeu, fazer reforços para aquelas vacinas que não protegem para o resto da vida e atualizá-lo com o que tem hoje, de vacinas, já que provavelmente quando ele era criança essas vacinas não existiam”, explica a vice-presidente da Sbim, Isabella Ballalai.
Nem todas essas vacinas estão disponíveis na rede pública, mas é possível encontrar de graça, nos postos de todo o Brasil, as vacinas contra a hepatite B; difteria e tétano; sarampo, rubéola e caxumba; e febre amarela.
Quando a gente fala em carteirinha de vacinação, logo pensa em crianças pequenas, que precisam tomar várias doses nos primeiros anos de vida. Quem já é adulto muitas vezes nem lembra onde está esse documento nem quais vacinas já tomou, e acaba esquecendo que gente já crescida também precisa se imunizar.
“É muito importante que esse adulto vá até uma UBS, que um agente de saúde vai verificar a situação vacinal e vacinar conforme a sua idade. Se ele não tem nenhum histórico vacinal, perdeu a carteirinha, a gente vai avaliar a situação e vai ser iniciado o esquema”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações de São Paulo, Mariana de Souza Araújo.

Enfermeira experiente, Ambrosina Andrade Jacob está preocupada com a vacinação da família. Levou as carteirinhas da filha, do neto e do genro.
“Está quase tudo em dia, você acredita? Falta pouco. Só falta a da gripe e a quarta dose da Covid da minha filha.
A surpresa foi a carteirinha dela mesma: faltava hepatite B. Em segundos, problema resolvido
“A vacina, desde que nascemos, é muito importante. Para mim, vacina é tudo”, afirma Ambrosina.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/03/calendario-de-vacinacao-em-dia-tambem-vale-para-adultos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.