07/12/2022 às 23h39min - Atualizada em 08/12/2022 às 00h00min

Santa Leopoldina, no ES, tem 50 pontos de deslizamentos

De acordo com a prefeitura, todos os moradores que precisaram deixar as residência vão receber aluguel social.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/12/07/santa-leopoldina-no-es-tem-50-pontos-de-deslizamentos.ghtml

De acordo com a prefeitura, todos os moradores que precisaram deixar as residência vão receber aluguel social. Santa Leopoldina, Região Serrana do ES, tem 50 pontos com risco de deslizamentos
O município de Santa Leopoldina, Região Serrana do Espírito Santo, tem 50 pontos com risco de deslizamento provocados pelas chuvas no estado nos últimos dias. Os pontos ficam localizados principalmente na zona rural da cidade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pela Defesa Civil do município.
De acordo com o servidor público Carlos Alemer, que morava próximo a um barranco no Centro da cidade que deslizou entre os dias 29 e 30 de novembro, os moradores da região só não se feriram porque saíram de casa pouco antes do desmoronamento.

"Foi quebrando devagar, foi cedendo devagar e com as chuvas dos últimos dias, houve o deslizamento por completo. Todo mundo já ficou com medo, então já foram saindo. Graças a Deus, todo mundo saiu, senão ninguém conseguiria passar", disse.
Uma das casas mais atingidas neste desmoronamento foi a do servidor público Edmar Henrique Facco. Morador há 25 anos de Santa Leopoldina, a residência onde ele morava ficou à beira do barranco e não deu tempo de entrar para pegar nem os documentos.
Edmar Henrique Facco, morador de Santa Leopoldina, no ES, teve a casa interdita após deslizamento no Centro do município..
Reprodução/TV Gazeta
"Não deu tempo de fazer nada. A gente teve que sair muito rápido. Uma coisa que aconteceu rápido, e muita chuva, e não deu tempo de pegar nada. Estão móveis, roupa, tudo lá dentro. Eu tô na casa de parentes", lamentou.
Devido ao deslizamento, o fornecimento de água e energia elétrica precisou ser cortado por medida de segurança.
Aluguel social
Segundo o secretário de Assistência Social de Santa Leopoldina , José Ronilton Silveira, a prefeitura está providenciando ajuda para os moradores que precisaram deixar suas casas.
"Vamos ter o aluguel social para todos eles. Não só eles, mas vamos avaliar as pessoas atingidas em Barra de Mangaraí, Tirol, Regência e outros bairros. Estamos avaliando e aqueles que precisarem do aluguel social, vamos estar atendendo", disse.
Chuva no ES
De acordo com o último boletim extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo divulgado neste domingo (4), chuva que atingiu o estado nos últimos dias deixou 4.165 pessoas fora de casa. Ao todo, 3.339 pessoas ficaram desalojadas e 826, desabrigadas.
O município de Viana é a cidade que concentra o maior número de pessoas fora de suas casas (1.420 desalojados e 256 desabrigados) além da única morte registrada em consequência da chuva no estado, até então.
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil estadual não atualizou os números de pessoas que precisaram deixar as residências no Espírito Santo. De acordo com o órgão, o plano de emprego foi atualizado para o nível “Observação”.
O g1 fez uma lista com campanhas de doações para os atingidos pela chuva no Espírito Santo: confira aqui.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/12/07/santa-leopoldina-no-es-tem-50-pontos-de-deslizamentos.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.