11/12/2022 às 23h43min - Atualizada em 12/12/2022 às 00h00min

Celine Dion revela que tem doença rara, cancela shows e emociona fãs

Aos 54 anos de idade, a cantora anunciou em vídeo esta semana que tem a síndrome da pessoa rígida, que afeta duas pessoas em cada 1 milhão.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/12/11/celine-dion-revela-que-tem-doenca-rara-cancela-shows-e-emociona-fas.ghtml
Aos 54 anos de idade, a cantora anunciou em vídeo esta semana que tem a síndrome da pessoa rígida, que afeta duas pessoas em cada 1 milhão. A síndrome que fez Celine Dion perder a voz
Em vídeo esta semana, a cantora Celine Dion, de 54 anos, fez uma revelação emocionada. Ela explicou que a razão por ter cancelado tantos shows foi o diagnóstico de um distúrbio neurológico raro chamado "síndrome da pessoa rígida". No vídeo, ela explica que a síndrome é a causa dos espasmos que tem sofrido.
A síndrome da pessoa rígida, ou em inglês, ‘stiff person syndrome’, é tão rara que afeta duas pessoas em cada 1 milhão. Isso dá, no mundo todo, cerca de 16 mil portadores da doença. Cerca de 70% são mulheres.

“(A pessoa) fica dura, enrijecida, especialmente na região da coluna. Quando essa pessoa mais ansiosa, mais tensa, mais nervosa, tem mais descarga motora, e ela fica mais dura ainda. Lembra muito doença psiquiátrica”, explica o neurologista Acary Bulle Oliveira.
Os médicos ainda não sabem como a doença surge, mas já existe uma ideia clara do que acontece no organismo. Quem tem a síndrome da pessoa rígida produz anticorpos que atacam o próprio organismo. E esses anticorpos bloqueiam a produção de uma substância chamada gaba. O gaba é um neurotransmissor, ou seja, ele transporta o impulso nervoso de uma célula pra outra. O gaba tá envolvido com o relaxamento muscular. Se o gaba falta, o músculo não relaxa. Então qualquer estímulo - um barulho, uma emoção - pode provocar reações superfortes.
Síndrome da pessoa rígida: entenda distúrbio neurológico que afeta a cantora Céline Dion
Celine Dion descreveu esses espasmos. Para uma artista com ela, que vive da relação com o público, as limitações são sérias.
“Infelizmente, os espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, causando dificuldades quando ando, não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada”, conta a cantora.
A cura ainda não existe, e a síndrome, muitas vezes, não vem sozinha. O que existe, para síndrome da pessoa rígida, são remédios pra aliviar os sintomas. No vídeo desta semana, a Celine Dion também falou sobre ajuda e explicou que tem uma equipe de médicos trabalhando ao lado dela, e que está recebendo apoio e esperança dos filhos.
Graças a Celine Dion, a síndrome da pessoa ser rígida agora é conhecida no mundo inteiro. Além de se abrir e trazer conforto para outras pessoas, ela deixou uma mensagem para os fãs.
“Cuidem-se. Fiquem bem. Eu amo muito vocês e realmente espero poder vê-los novamente em breve. Obrigada”, encerrou a cantora.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/12/11/celine-dion-revela-que-tem-doenca-rara-cancela-shows-e-emociona-fas.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.