12/12/2022 às 15h20min - Atualizada em 13/12/2022 às 00h01min

O CEO da Binance, Zhao, pode enfrentar acusações criminais – o que isso significa para as criptomoedas?

Binance ainda se apresenta como um mistério, algo que precisa mudar para a indústria cripto em geral

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/o-ceo-da-binance-zhao-pode-enfrentar-acusacoes-criminais-o-que-isso-significa-para-as-criptomoedas/
  • Os promotores do Departamento de Justiça se dividem sobre se há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra o CEO da Binance, Changpeng Zhao
  • A posição da Binance na indústria é tão dominante que qualquer história sobre eles agora é algo muito impactante
  • Independentemente das acusações, a prova de reservas da Binance não atendeu às demandas de transparência
  • A criptografia precisa mudar todo o seu ethos, já que os clientes atualmente são forçados a acreditar cegamente de que tudo está bem

Aqui vamos nós novamente. De acordo com um relatório da Reuters, os promotores do Departamento de Justiça estão divididos sobre os próximos passos a serem tomados em relação a uma investigação da Binance.

A exchange está sob investigação desde 2018 por supostamente não cumprir as leis e sanções contra lavagem de dinheiro.

O relatório afirma que alguns dos procuradores federais querem avançar agressivamente contra a empresa. Eles acreditam ter provas suficientes para abrir processos criminais contra executivos individuais, incluindo o CEO Changpeng Zhao (CZ).

Binance dispara de volta

Binance criticou o relatório, para surpresa real de ninguém.

“A Reuters errou novamente. Agora eles estão atacando nossa incrível equipe de aplicação da lei”, twittou.

Então, esta é a última tempestade na criptolândia? A Binance está com problemas?

Bem, é fácil se jogar em reações instintivas, dadas as travessuras no espaço por outros atores (não precisamos citar nomes, estou cansado de falar sobre certas pessoas). Mas não é isso.

Esta foi uma investigação de longa duração, iniciada em 2018. As brigas da Binance com os reguladores não são segredo. Brian Brooks, ex-CEO da subsidiária americana Binance.US, deixou o cargo apenas três meses após o fechamento dos reguladores.

CZ disse na época que a Binance “se tornaria uma instituição financeira totalmente regulamentada no futuro” e que estaria “muito aberto” a deixar o cargo se um CEO substituto com mais experiência regulatória fosse encontrado.

Este não é, portanto, um desenvolvimento totalmente inesperado, com o público bem ciente de que esta era uma investigação em andamento.

Mais do mesmo para cripto

No entanto, embora essa não seja uma situação alarmante, ela resume grandes problemas na indústria de criptomoedas. Ninguém sabe realmente o que fazer com essa investigação, e esse é o ponto – a Binance está longe de ser transparente, o que não é saudável para a indústria em geral.

A criptografia agora também está em um ponto em que CZ e Binance são de vital importância para o espaço em geral. Um passo em falso na exchange pode ser fatal. Sua importância nunca foi mais evidente do que ao olhar para o fundo de US$ 1 bilhão criado por CZ para sustentar jogadores em dificuldades no setor (em um movimento que lembra assustadoramente a herança de Sam Bankman-Fried como o “emprestador de último recurso” em um passado recente).

Faz todo o sentido que os reguladores estejam vindo para a antiga exchange “sem sede” (que parece ainda não ser uma sede formal, por sinal), dado tanto o domínio do mercado quanto a falta de transparência.

Coinbase e Binance são os dois últimos jogadores, mas um é mais transparente que o outro

A Binance, ao lado da Coinbase, é provavelmente a empresa mais importante em toda a indústria criptográfica. Mas eles são muito diferentes. A Coinbase é listada publicamente e em um nível completamente diferente em termos de transparência. As divulgações exigidas e outros obstáculos pelos quais as empresas públicas devem passar podem ser onerosos, mas proporcionam tranquilidade aos clientes.

A Binance, por outro lado, contornou a lei ao longo de seus poucos anos de existência altamente bem-sucedidos. Não que isso seja uma crítica a eles – a indústria literalmente surgiu do nada, com regulamentação totalmente inexistente. Era impossível fazer qualquer outra coisa no passado.

Mas a indústria cripto cresceu e a Binance ainda se apresenta como um completo mistério quando se trata de suas finanças. Isso ocorre apesar de várias reivindicações em contrário.

Sua prova de reservas foi em grande parte destinada a resolver esse problema de transparência. No entanto, seu processo está longe de ser satisfatório. Passei algumas horas no fim de semana tentando entender e saí mais confuso do que quando entrei.

Jesse Powell, CEO da Kraken, criticou notavelmente isso, e acredito que ele levanta pontos positivos.

Para ser justo, CZ disse que vai melhorar isso, e ainda é cedo. Mas as informações publicadas até agora não revelam quase nada sobre o funcionamento interno ou a saúde financeira da Binance.

Cripto em um ponto de virada

CZ é agora o homem mais importante em cripto, dado o monstruoso domínio da Binance no mercado.

Essas histórias contínuas não fazem nada além de arrastar a reputação da criptomoeda para a lama, que é seu maior problema no momento. Instituições, mídia tradicional e não cripto nativos verão essas histórias e revirarão os olhos. Muitos terão medo de chegar perto dessa indústria agora.

Na minha opinião, seria bom ver a Binance fazer um esforço conjunto para estabelecer a verdadeira transparência. Acho que seus esforços até agora foram muito abaixo da média, e só porque eles se comparam favoravelmente a alguns atores ruins no espaço não significa que eles estão indo bem nesse aspecto.

Dado o caos na indústria durante todo o ano, e especialmente recentemente com a FTX, a Binance é obrigada a manter um padrão mais alto, merecido ou não. Acontecimentos como o abaixo – embora provavelmente perfeitamente legítimos – são preocupantes para a indústria, por causa do que podem significar.

O espírito da criptografia é nunca confiar, mas verificar. E, no entanto, todos nós dependemos dos tweets de uma coleção de CEOS para garantir que os fundos estão bem (e às vezes – apenas às vezes – certas pessoas são conhecidas por “dobrar” essa verdade).

CZ tem sido muito crítico e vocal sobre outros jogadores no espaço nos últimos tempos. Pessoalmente, prefiro que ele se separe dessa confusão e se concentre em colocar a Binance em um lugar onde seja o mais transparente possível.

Porque faz todo o sentido que os reguladores estejam atrás desses cripto players centralizados. É exatamente o que eles deveriam estar fazendo, até que tenhamos mais transparência.

Mas até esse dia chegar, as pessoas precisam apenas “esperar” que a Binance esteja agindo de boa fé e mantenha tudo organizado. Para evitar dúvidas, não há evidências que sugiram que essa esperança seja equivocada.

Eu apenas pensei que uma das principais vantagens da criptografia era que você não precisava apenas confiar cegamente em instituições financeiras centralizadas para fazer a coisa certa…

The post O CEO da Binance, Zhao, pode enfrentar acusações criminais – o que isso significa para as criptomoedas? appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/o-ceo-da-binance-zhao-pode-enfrentar-acusacoes-criminais-o-que-isso-significa-para-as-criptomoedas/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.