14/12/2022 às 16h29min - Atualizada em 15/12/2022 às 00h01min

O inverno criptográfico pode não terminar tão cedo

A criptografia nunca existiu durante um mercado de baixa na economia em geral, e isso significa que todas as apostas estão fora em relação a uma recuperação

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/o-inverno-criptografico-pode-nao-terminar-tao-cedo/

Principais conclusões

  • Criptomoeda está há um ano em um mercado de urso vicioso
  • Esta é a primeira vez que a criptografia também experimentou um mercado em baixa na economia em geral
  • Com muitas variáveis macro negativas e a era da taxa de juros zero acabada, parece ingênuo pensar que a criptografia pode saltar significativamente no curto prazo

 

Qualquer pessoa que aposte em uma recuperação rápida nos mercados de criptomoedas precisa reavaliar.

Se você estiver familiarizado com minha análise, saberá que tenho estado pessimista por um tempo. Isso se resume principalmente à configuração macro, à medida que a economia cambaleia diante desse novo paradigma de juros altos.

A criptografia representa uma das classes de ativos de maior risco e, portanto, sempre foi para a luta quando o tapete foi puxado debaixo dela. E foi isso que aconteceu, com Jerome Powell e o Federal Reserve puxando o tapete impiedosamente.

Com o pano de fundo macro nesta posição, há um teto no lugar. A criptomoeda não aumentará até que a inflação seja superada e as taxas de juros atinjam o pico. Atualmente, os títulos do Tesouro estão sendo negociados a 4%, mas isso provavelmente aumentará para 5% no início de 2023.

Ainda existe a preocupação de que a inflação, que parece ter atingido o pico, persista por algum tempo. O mercado de trabalho ainda não sentiu um aperto real, enquanto a demanda foi moderada, mas não significativamente.

Mais notícias ruins

Esse cenário me levou a declarar que o Bitcoin poderia estar a um evento ruim de um colapso. Ficou na marca de $ 20.000 por muito tempo, incapaz de romper enquanto era contido pelo sentimento de baixa nos mercados mais amplos.

Eu não esperava que esse evento fosse tão sísmico, no entanto. A implosão da FTX representa um divisor de águas para as criptomoedas. Acredito que causará danos ainda maiores do que a maioria prevê.

Vimos a agência de crédito Moody’s colocar os títulos da Coinbase em revisão para rebaixamento, insinuando a ação prejudicial que poderia seguir a insolvência da exchange. Escrevi um artigo analisando o dilúvio de Bitcoin saindo das exchanges, mostrando que a confiança havia sido quebrada e estava no nível mais baixo de todos os tempos.

Na verdade, impressionantes 200.000 bitcoins saíram das exchanges menos de um mês após o colapso da FTX. E até Cathie Wood está alertando para um retrocesso na adoção institucional.

 

Eles dizem “seja ganancioso quando os outros estão com medo”, mas não tenho certeza se isso se aplica aqui. A criptomoeda está em uma bifurcação na estrada. Nunca existiu durante um mercado de baixa na economia em geral antes – lembre-se, o Bitcoin foi lançado em 2009 e, portanto, experimentou nada além de um mercado de alta explosiva em ativos financeiros.

Agora é diferente. O contágio está novamente em alta, a reputação da criptomoeda está em frangalhos e a impressora de dinheiro não está mais sustentando tudo. Os tempos são difíceis.

Invernos criptográficos anteriores

Nesse contexto, esse ambiente é sem precedentes para a criptomoeda. É por isso que acredito que extrapolar os ciclos passados para as condições atuais é ingênuo. É muito mais fácil se recuperar quando as taxas de juros estão em 0% e o resto da economia está crescendo. Não apenas isso, mas a escala da destruição de capital desta vez é muito maior, visto que a criptografia cresceu tanto durante os anos de pandemia.

Dito isso, chegará um momento em que a inflação será vencida. Chegará um momento em que as taxas de juros não serão mais elevadas. Este é o mundo cíclico em que vivemos e, portanto, os ativos de risco aumentarão novamente.

Só acredito que desta vez o inverno pode durar um pouco mais do que muitos esperam. E ao olhar para os ciclos anteriores, os invernos duraram muito também. O gráfico abaixo traça o preço do Bitcoin até 2014, mostrando isso bem.

Após o pico de quase US$ 20.000 em dezembro de 2017, foi somente no quarto trimestre de 2020, no meio da pandemia, que o Bitcoin mais uma vez quebrou essa marca. Isso marcou um período de inatividade de quase 3 anos, em que os investidores não conseguiram obter ganhos significativos no mundo das criptomoedas.

Estamos há um ano neste mercado em baixa, tanto em criptomoedas quanto em ativos financeiros em geral. Prever o futuro em criptografia só vai acabar com você parecendo bobo, mas vou tentar de qualquer maneira. Eu ficaria surpreso se estivéssemos além da metade deste mercado de baixa.

À medida que a pressão do inverno atinge fortemente a Europa e as pessoas sentem os altos preços da energia, a guerra na Ucrânia continua e a inflação persiste teimosamente, parece ingênuo pensar que as criptomoedas podem subir tão cedo.

Claro, isso poderia teoricamente mudar em um instante. Notícias positivas da Ucrânia podem enviar os mercados para o norte em um instante, mas isso é impossível de prever. Acho que o caso base, no entanto, é um período mais longo de dor à frente do que muitas pessoas imaginam.

The post O inverno criptográfico pode não terminar tão cedo appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/o-inverno-criptografico-pode-nao-terminar-tao-cedo/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.