17/12/2022 às 22h33min - Atualizada em 18/12/2022 às 00h00min

Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro chefe da Casa Civil

A informação é do futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ele detalhou o futuro ministério do novo governo. Em vez dos atuais 23, serão 37. Rui Costa disse que não haverá mais custos.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/17/governo-lula-tera-37-ministerios-anuncia-futuro-chefe-da-casa-civil.ghtml
A informação é do futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ele detalhou o futuro ministério do novo governo. Em vez dos atuais 23, serão 37. Rui Costa disse que não haverá mais custos. Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro chefe da Casa Civil
A equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, neste sábado (17), que o novo governo vai ter 37 ministérios.
A informação foi dada pelo futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Costa detalhou o futuro ministério do novo governo. Em vez dos atuais 23 ministérios, serão 37.

O desenho considera a recriação dos ministérios da Pesca, das Cidades e dos Esportes. A criação do Ministério dos Povos Originários, uma promessa de campanha. A divisão do atual Ministério da Infraestrutura em dois: um, responsável por portos e aeroportos, e o de transportes, que vai cuidar de rodovias e ferrovias. E o atual Ministério da Economia se desdobrará em quatro: Fazenda, Planejamento, Gestão e Indústria e Comércio
"Por determinação do presidente da República, isso está sendo feito sem haver ampliação de cargos. Como diz o ditado: 'é fritar o porco com a própria banha'. E, portanto, nós vamos buscar melhorar a representatividade através dos ministérios, com o simbolismo dos diversos segmentos que querem se ver representados no governo, sem com isso implicar em aumento do gasto público, mas focando e melhorando a gestão pública. A ideia central é repetir o que a gente está chamando de Lula dois, que seria a estrutura do segundo governo de Lula que se encerrou em 2010", explicou Rui Castro.
Segundo integrantes da equipe de transição, o empresário Josué Gomes, presidente da Fiesp, não pode aceitar o convite de Lula para assumir o ministério de Indústria e Comércio, porque precisa ficar no comando de suas empresas.
Um dos desafios é acomodar os interesses políticos de 14 partidos aliados. Um exemplo é para onde vai Simone Tebet (MDB). Ela e seu partido esperavam a indicação para o Ministério do Desenvolvimento Social, que cuida, por exemplo, do Bolsa Família. Mas o PT quer a pasta.
Lula pretende anunciar nomes ao longo da próxima semana. Há expectativa de um encontro dele com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), no máximo até domingo (18). Depende de Lira o andamento da PEC da Transição, que está na Câmara. Lula tem dito à sua equipe que não quer misturar negociação da PEC com a escolha de ministérios.
"O Senado, em momento nenhum, condicionou a uma negociação de ministérios ou de cargos e a gente tem a confiança, a crença de que a Câmara fará a mesma coisa", disse Rui Costa.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/12/17/governo-lula-tera-37-ministerios-anuncia-futuro-chefe-da-casa-civil.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.